Mesa Nacional de Gestão do Suas reforça caráter inovador do governo, avalia Amauri

amauri comissao gustavo
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) instituiu, no último dia 19 de dezembro, a Mesa Nacional da Gestão do Trabalho do Sistema Único de Assistência Social (Suas). A criação da Mesa marcou o encerramento da 9ª Conferência Nacional de Assistência Social que ocorreu em Brasília.

De acordo com a diretora de Gestão do Suas do MDS, Simone Albuquerque, a Mesa Nacional atende uma demanda levantada nas conferências nacionais de Assistência Social. “É uma reinvindicação histórica dos trabalhadores para melhorar a qualidade e a oferta de serviços e as condições de trabalho”, afirma.

A Mesa de Gestão nasceu com o objetivo de promover o diálogo e a negociação entre gestores e trabalhadores do Sistema. Entre os pontos que serão debatidos estão a qualificação dos serviços, projetos programas, transferência de renda e a valorização dos profissionais que atuam no Suas.

O deputado Amauri Teixeira (PT-BA), integrante da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara, classificou a iniciativa do governo da presidenta Dilma Rousseff de “louvável”. Para ele, essa ação governamental só comprova a primazia do governo em atuar democraticamente em suas instâncias. “Nosso governo tem primado pela democracia e a criação da Mesa de Gestão do Suas vai fortalecer e afirmar a capacidade inovadora do sistema”.

Amauri fez questão de lembrar que o Suas além do caráter inovador, carrega na sua origem os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). “O Suas é uma inovação norteada pelo SUS. Ele vai permitir o diálogo permanente entre os gestores do sistema. Essa Mesa de Gestão vai aperfeiçoar a escuta cotidiana daqueles que precisam fazer a gestão na ponta”, avaliou o petista.

A Mesa de Gestão será composta de doze representantes que serão nomeados, sendo seis dos gestores públicos e privados e seis representantes dos trabalhadores do setor público e privado do Suas.

A primeira reunião do grupo está prevista para janeiro de 2014 e será convocada pelo MDS.

Benildes Rodrigues com site do MDS
Foto: Gustavo Bezerra/PT na Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também