Mercadante: “O BNDES não vai se intimidar e será um banco industrializante”

Mercadante: no Brasil há uma tentativa recorrente de criminalizar a política industrial Foto: José Cruz/Agência Brasil

A América Latina só poderá superar suas mazelas econômicas e sociais se vencer as contradições impostas pelo atraso tecnológico e criar um ambiente para uma reindustrialização em novas bases sustentáveis. A aposta é do presidente do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante.

No seminário Financiamento para o grande impulso para a sustentabilidade, organizado pelo banco em parceria com a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) e a Fundação Friedrich Ebert Stiftung (FES), nesta segunda-feira (5), Mercadante falou dos desafios para a reindustrialização e do papel histórico do banco no caminho do desenvolvimento de uma economia verde no Brasil e na Região.

“Precisamos de uma neoindustrialização”, defendeu Mercadante. “Acho que é forte a ideia de uma nova industrialização, que seja transformadora, digital e sustentável, que impulsione a descarbonização da economia”, apontou Mercadante.

A descarbonização, segundo o dirigente, também vale para o setor agrícola. “Uma agricultura que preserve recursos naturais estratégicos, que dê ao Brasil uma gigantesca competitividade nesse setor”, defendeu. E reafirmou que será papel do BNDES fomentar o setor de serviços, o que mais gera empregos no país atualmente.

Elite não tem projeto de país

Ele criticou uma visão atrasada que existe no país, contrária à modernização e diversificação do parque industrial brasileiro. Razão pela qual a indústria teve sua participação no PIB encolhida de quase 25% nos anos 80 para pouco mais de 10% hoje.

“Tínhamos uma indústria no Brasil, nos anos 80, que era maior que a China e Coreia juntas. Venho repetindo isso porque é uma forma de a gente pensar no tempo histórico que nós perdemos”, advertiu, lembrando do papel fundamental do banco no desenvolvimento do país desde a sua criação, há 71 anos, por Getúlio Vargas. “O que fizemos de melhor na indústria brasileira teve uma participação decisiva do BNDES”.

Hoje, o país é fortemente dependente do setor agropecuário para alavancar o crescimento no PIB. ”Isso se deve à falta de perspectiva de toda uma elite dirigente, de setores do empresariado, que perderam um pouco essa visão em relação a um projeto nacional de desenvolvimento, de projetos estruturantes, transformadores de futuro”, lamentou o chefe do BNDES.

Subsídios

“É só olhar o tamanho dos subsídios que Estados Unidos e União Europeia estão dando à sua indústria. É uma política explícita”, argumentou Mercadante. “E aqui temos uma tentativa recorrente de criminalizar a política industrial”, continuou. “O BNDES não vai se intimidar, vai voltar a ser um banco industrializante”, disse.

Ele comparou a situação brasileira com a americana. “Acabou essa visão neoliberal nos EUA, avisou. “O Estado americano vai voltar a ser industrializante, vai ter subsídio, investimento, definição de setores estratégicos, não só com medidas de proteção comercial mas, sobretudo, de fomento ao investimento e ao desenvolvimento da economia”.

“Os Estados Unidos dão US$ 7 mil por carro elétrico fabricado. No Brasil, herdamos isenção fiscal para o carro importado. Qual é a chance de fazermos a transição da nossa indústria automotiva?”, indagou.

Juros e agenda ambiental

O capital financeiro, que atua para manter taxa exorbitantes de juro através do Banco Central e impedir a produtividade da indústria, também entrou no radar de Mercadante, durante a abertura do seminário. “Precisamos de uma taxa de juros que seja competitiva no cenário internacional”, defendeu.

“Hoje temos a maior taxa de juros da economia mundial. Precisamos de mais flexibilidade”, criticou o petista.

Ele finalizou alertando para a responsabilidade dos países desenvolvidos nas mudanças climáticas. “Nós não temos mais tempo a perder nessa agenda ambiental”, disse. “Ela tem uma urgência, uma emergência histórica. Ou o sistema financeiro muda para o mundo mudar ou o mundo definitivamente estará comprometendo seu futuro”, afirmou Mercadante.

CEPAL

No evento, a CEPAL apresentou a publicação “Financiando o Big Push: caminhos para destravar a transição social e ecológica.

Sobre a CEPAUL, Mercadante informou que um grupo de trabalho integrado por técnicos do BNDES e da comissão irá desenvolver uma rede de professores para impulsionar uma agenda de sustentabilidade na América Latina. “Temos que levar educação ambiental para dentro das escolas”.

PTNacional

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também