Margarida Salomão vence em Juiz de Fora e será a primeira mulher a governar o município

A deputada federal Margarida Salomão (PT-MG) venceu as eleições neste domingo (29) e será a primeira mulher prefeita na história de Juiz de Fora. É também a primeira vez que o Partido dos Trabalhadores vai governar o município. Margarida vai comandar a “Manchester Mineira” – apelido que a cidade recebeu pelo seu pioneirismo na industrialização que a tornou a época o município mais importante de Minas. Ela  recebeu 144.529 votos (54,9% dos votos válidos), contra os 118.349 votos (45,02%) do seu adversário.

Em coletiva a imprensa logo após a confirmação do resultado, Margarida agradeceu a população pelos votos recebidos e renovou o seu compromisso de governar para todo o povo de Juiz de Fora.

“Foi um processo bonito, empolgante, andei pela cidade inteira ouvindo a população e ampliando os nossos apoios, inclusive fora do nosso partido, junto as pessoas que entenderam a nossa mensagem focada no direito das pessoas a cidade. Eu sei a enormidade da esperança que está sobre nós, e com este sentimento de gratidão e de humildade, temos uma disposição enorme de fazer com que a nossa gestão corresponda ao sonho das pessoas”, afirmou.

A prefeita eleita de Juiz de Fora anunciou ainda que vai conversar com ao atual prefeito da cidade para estabelecer, a partir desta segunda-feira (30), o processo de transição para o novo governo. Margarida Salomão anunciou também que a Comissão de Transição será paritária, com três homens e três mulheres, e que o futuro secretariado também obedecerá essa lógica, inclusive garantindo a representação negra no futuro governo.

Comemoração nas redes sociais

Depois de concluída a apuração, a maioria dos parlamentares usaram suas redes sociais para parabenizar a deputada Margarida pela sua vitória. A presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), lembrou que pela primeira vez Juiz de Fora será governada por uma mulher. “Margarida Salomão foi eleita prefeita para conduzir a cidade que é uma referência do trabalhismo brasileiro. Parabéns companheira!”.

O deputado Odair Cunha (PT-MG) destacou qualidades da deputada Margarida. “Uma mulher séria, dedicada, honesta e muito trabalhadora, um orgulho para o nosso partido e para o nosso estado de Minas Gerais”. E o deputado Rogerio Correia (PT-MG) citou a combatividade da deputada. “Merecidíssimo! Parabéns, Margarida, agora é fazer o que você sabe bem e melhorar a vida do povo da cidade”, desejou.

Ao comemorar a vitória de Margarida, a deputada Erika Kokay (PT-DF) avaliou que a esperança venceu o medo. “Sou testemunha da sua garra e coragem para fazer de Juiz de Fora uma cidade mais justa e igualitária. O PT governa para transformar a vida das pessoas”.  E o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) reforçou que é “uma vitória histórica para todos que acreditam na democracia e na solidariedade”.

E o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) frisou que Juiz de Fora merece muito uma prefeita preparada e comprometida com a Educação e com os direitos do povo, como a deputada Margarida Salomão. “Parabéns, minha amiga”.

A deputada Natália Bonavides (PT-RN), ao parabenizar a prefeita eleita, manifestou o seu orgulho pela vitória da deputada Margarida e já adiantou que vai ficar com saudades da companheira de bancada na Câmara. “Parabéns, companheira! Que orgulho! Só vou ficar com saudades de você na nossa bancada! Viva Juiz de Fora!”

Quem é Margarida Salomão

Mineira de Juiz de Fora, Margarida Salomão é professora universitária, graduada em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-doutora na mesma área pela University of California (EUA).

Foi secretária municipal de Administração e de Governo da Prefeitura de Juiz de Fora entre os anos de 1983 e 1988 e reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora por dois mandatos, de 1998 a 2006. Também foi dirigente nacional da Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andes).

Atualmente, é deputada federal pelo PT de Minas Gerais eleita em 2018 com 89.378 dos votos. Reeleita em 2014, é a deputada majoritária de Juiz de Fora. Em 2010, quando tentou o primeiro pleito, também alcançou a maior votação na cidade. Assumiu seu primeiro mandato em 2013. Margarida Salomão é filiada ao PT desde 2002.

Outras vitórias petistas

A deputada Gleisi Hoffmann também comemorou em sua conta no Twitter as vitórias do Partido dos Trabalhadores, que elegeu também nesse segundo turno Marília Campos para a prefeitura de Contagem (Minas Gerais); José Di Fillipi, em Diadema (São Paulo) e Marcelo Oliveira, em Mauá (São Paulo).

E o deputado José Guimarães (PT-CE), ao comemorar as vitórias dos prefeitos eleitos pelo PT, enfatizou que as gestões petistas “vão garantir justiça social e um projeto de governo para o povo”.

 

Héber Carvalho e Vânia Rodrigues

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também