Margarida Alves, heroína da Pátria Brasileira

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (17), a inclusão do nome de Margarida Alves no livro de heróis e heroínas da pátria. O livro de aço recebe o nome de pessoas que se destacaram por sua contribuição e luta para o País. O projeto, de autoria da deputada Maria do Rosário Lula (PT-RS), segue para tramitação no Senado.

Margarida Alves foi uma líder sindical paraibana, que dedicou sua vida a lutar pela garantia dos direitos das pessoas. Em 1983 foi assassinada por um matador de aluguel na frente de seu marido e filho. Uma das suas frases mais conhecidas foi durante um discurso de 1º de maio, meses antes de sua morte: “É melhor morrer na luta, do que morrer de fome”.

Ainda hoje sua luta é lembrada e reverbera em milhares de trabalhadoras rurais que todos os anos realizam a Marcha das Margaridas e, assim como ela, lutam por representatividade e melhores condições de trabalho e vida no campo.

“Este projeto homenageia, em nome de Margarida Alves, todas e todos trabalhadores do campo que lutam por direitos. A aprovação deste PL se dá em um dia simbólico para aqueles que vivem e lutam pela terra. Hoje completam-se 22 anos do massacre de Eldorado dos Carajás, sem que ninguém ainda tenha sido responsabilizado pelo crime”, destacou Rosário.

Assessoria de Imprensa

Foto: Gustavo Bezerra

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também