Marcon sugere fim de emendas individuais e criação de emenda popular ao Orçamento

MARCON-PLENARIO-D1

O deputado Marcon (PT-RS) usou a tribuna da Câmara na terça-feira (10) para comunicar que apresentou um projeto de lei (PL 6320/13) que institui o fim das emendas parlamentares individuais ao Orçamento da União. Ao mesmo tempo, ele defendeu a criação da emenda orçamentária popular que, na sua avaliação, poderá contribuir com Estados e Municípios.

Com a proposta, argumentou, prevalecerão as emendas de bancada e as emendas populares que, segundo ele, abrem caminho para “a participação das bases populares no processo orçamentário, como nunca antes aconteceu, tornando ainda mais democrático o Poder Legislativo”.

“O dever do parlamentar é buscar, sempre, o aperfeiçoamento do regime democrático”, disse.

De acordo com Marcon, com a criação da emenda popular,  “as prefeituras poderiam, em conjunto com as câmaras municipais e com participação popular, apresentar emendas de acordo com a regulamentação do projeto que pode ter critérios populacionais, de IDH, entre outros.  E, inclusive, a garantia de pelo menos uma emenda para cada munícipio à Lei Orçamentária da União”, defendeu.

Orçamento impositivo – O parlamentar criticou a instituição do orçamento impositivo, aprovado recentemente na Câmara. Para ele, em termos políticos, o orçamento impositivo, “vai reforçar a tendência de distritalização do voto”. Com isso, explicou, os deputados correm o risco de se transformarem em “vereadores federais ao priorizarem seus redutos, deixando em segundo plano as questões nacionais e as que transcendem fronteiras”.

Benildes Rodrigues

 

Ouça o Deputado Marcon na Rádio PT

” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também