Marcon (RS)

Dionilso Marcon é assentado pela Reforma Agrária. Natural de Rondinha, é filho de pequeno produtor rural, e desde jovem se destacou na luta pelos pequenos agricultores e Sem-Terras.

Iniciou sua trajetória política em 1987, na Pastoral da Juventude da Paróquia de Ronda Alta e fez parte da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR). Depois, ampliando sua luta, foi integrante da Direção Estadual do MST. Também foi presidente da Cooperativa Central dos Assentamentos do RS (COCEARGS). Acampado por quatro anos e meio, foi assentado em 1994, no assentamento Capela, em Nova Santa Rita, onde reside.

Em 1998, foi eleito deputado estadual e reeleito por mais dois mandatos. Marcon foi líder da bancada do PT e presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos. Implementou o Orçamento Participativo nas Emendas Parlamentares e fez a defesa contundente dos trabalhadores gaúchos do campo e da cidade e movimentos sociais.

Em 2010 foi eleito deputado federal e reeleito por mais dois mandatos. Em 2012, foi apontado pela opinião pública como um dos deputados mais atuantes na Câmara Federal.

Marcon forjou sua luta nos Movimentos Populares, na Reforma Agrária e por melhores condições de vida aos pequenos agricultores. Defende incansavelmente os direitos dos trabalhadores, o salário digno, a educação pública e o SUS. É um deputado que pensa nas minorias, que apoia a diversidade e luta para defender o direito dos trabalhadores do campo e da cidade. 

Reeleito deputado federal em 2022 com 129.352 votos.

DIONILSO MATEUS MARCON 
Nascimento: 21/9/1964
Naturalidade: Ronda Alta, RS
Profissões: Agricultor
Gabinete: Gabinete 119 – Anexo III, (61) 3215-5119

twitt_peq http://twitter.com/depmarcon
fb_peqhttps://www.facebook.com/deputadomarcon/
internet http://www.deputadomarcon.com.br/home

ÚLTIMAS POSTAGENS