Marco Maia: matrículas em cursos técnicos são as que mais crescem

Em sessão solene do Congresso Nacional realizada ontem para comemorar o centenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica no Brasil e o Dia Nacional dos Profissionais de Nível Técnico, o 1º vice-presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), destacou que as matrículas em cursos técnicos são as que mais crescem no País. Segundo ele, isso deve-se ao fato de as escolas ensinarem uma profissão e oferecerem a possibilidade de associar o ensino regular com uma educação profissional. A rede conta com 38 institutos federais em todos os estados, que oferecem ensino médio integrado, cursos superiores de tecnologia e licenciaturas.

“Eu mesmo, com 14 anos de idade, fiz, não numa escola técnica federal, mas numa escola técnica do Senai, o curso de torneiro mecânico. A partir desse curso, adquiri meu primeiro emprego como torneiro mecânico numa indústria metalúrgica.

Esse é um exemplo concreto, como o presidente Lula, do tamanho da importância da educação profissional em nosso País”, afirmou o parlamentar que, juntamente com o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), foi o autor do requerimento para realização da homenagem.

Citando dados do Ministério da Educação, Maia informou que 72% dos estudantes formados pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica estão empregados.

Ao destacar a importância dessas escolas, Maia disse ter sido testemunha da satisfação das comunidades do Alto Uruguai e da Região Metropolitana de Porto Alegre, especificamente das populações de Erechim e Canoas, no Rio Grande do Sul, quando da confirmação da implantação de instituições federais naqueles municípios.

O 1º vice-presidente da Câmara também elogiou o Ministério da Educação por incluir, na programação comemorativa dos 100 anos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, a realização do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológico, que ocorrerá em Brasília, de 23 a 27 de novembro deste ano.

Participaram da solenidade os ministros da Educação, Fernando Haddad, e das Comunicações, Hélio Costa. Discursaram durante a sessão os deputados Pedro Wilson (PT-GO), Paulo Piau (PMDB-MG), Fátima Bezerra (PT-RN), Alex Canziani (PTB-PR) e Maria do Rosário (PT-RS).

Jornal da Câmara

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex