Em sessão solene do Congresso Nacional realizada ontem para comemorar o centenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica no Brasil e o Dia Nacional dos Profissionais de Nível Técnico, o 1º vice-presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), destacou que as matrículas em cursos técnicos são as que mais crescem no País. Segundo ele, isso deve-se ao fato de as escolas ensinarem uma profissão e oferecerem a possibilidade de associar o ensino regular com uma educação profissional. A rede conta com 38 institutos federais em todos os estados, que oferecem ensino médio integrado, cursos superiores de tecnologia e licenciaturas.
“Eu mesmo, com 14 anos de idade, fiz, não numa escola técnica federal, mas numa escola técnica do Senai, o curso de torneiro mecânico. A partir desse curso, adquiri meu primeiro emprego como torneiro mecânico numa indústria metalúrgica.
Esse é um exemplo concreto, como o presidente Lula, do tamanho da importância da educação profissional em nosso País”, afirmou o parlamentar que, juntamente com o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), foi o autor do requerimento para realização da homenagem.
Citando dados do Ministério da Educação, Maia informou que 72% dos estudantes formados pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica estão empregados.
Ao destacar a importância dessas escolas, Maia disse ter sido testemunha da satisfação das comunidades do Alto Uruguai e da Região Metropolitana de Porto Alegre, especificamente das populações de Erechim e Canoas, no Rio Grande do Sul, quando da confirmação da implantação de instituições federais naqueles municípios.
O 1º vice-presidente da Câmara também elogiou o Ministério da Educação por incluir, na programação comemorativa dos 100 anos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, a realização do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológico, que ocorrerá em Brasília, de 23 a 27 de novembro deste ano.
Participaram da solenidade os ministros da Educação, Fernando Haddad, e das Comunicações, Hélio Costa. Discursaram durante a sessão os deputados Pedro Wilson (PT-GO), Paulo Piau (PMDB-MG), Fátima Bezerra (PT-RN), Alex Canziani (PTB-PR) e Maria do Rosário (PT-RS).
Jornal da Câmara