Marco Civil da Internet e proteção de dados serão debatidos pela sociedade

marcocivilprotecaodebate
 O governo federal abriu nesta quarta-feira (28) dois debates públicos sobre a regulamentação do Marco Civil da Internet e sobre o Anteprojeto de Lei para Proteção de Dados Pessoais. Na cerimônia de lançamento, em Brasília, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, destacou a participação da sociedade para um marco civil “muito bem elaborado” e uma proteção de dados “muito bem equacionada”. Também participaram da solenidade os ministros Ricardo Berzoini, das Comunicações, e Juca Ferreira, da Cultura.

Em 2014, o Marco Civil da Internet (Lei 12.965/14), que estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil, foi aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pela presidenta Dilma Rousseff. Para o deputado Alessandro Molon (PT-RJ), relator do projeto, a abertura de consulta pública é a conclusão de um processo exitoso.

“Esse processo foi iniciado pelo ex-presidente Lula e concluído pela presidenta Dilma em seu primeiro mandato. A regulamentação deste projeto, tão importante para o País e que teve a participação da sociedade, representa a vitória do diálogo, da democracia”, afirmou o parlamentar petista.

Segundo o ministro da Justiça, a regulamentação da lei será feita de maneira colaborativa, utilizando uma plataforma participativa, seguindo o padrão de debate público utilizado quando o Marco Civil ainda era um anteprojeto de lei. A ideia é ampliar a participação da sociedade brasileira, por meio da formulação de comentários e sugestões sobre o texto proposto. Os debates ficarão abertos para receber contribuições pelos próximos 30 dias.

Para receber as sugestões da sociedade, serão lançados dois portais dentro da plataforma de debates do Ministério da Justiça sobre cada um dos temas. Twitter e Facebook serão canais auxiliares das discussões nas redes sociais.

Equipe PT na Câmara com Portal Brasil

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também