Mais espionagem: Petistas sugerem suspensão de leilão do Campo de Libra

luizalberto-fernandoferro 

Após a espionagem a cidadãos brasileiros e à própria presidenta Dilma Rousseff, o alvo desta vez da Agência de Segurança Nacional (NSA) americana foi a Petrobras – maior empresa brasileira do ramo petrolífero. As graves denúncias envolvendo a espionagem norte-americana no Brasil foram reveladas em reportagem exibida no domingo (8), pelo programa Fantástico da Rede Globo.

A reportagem mostra que documentos ultrassecretos em poder do ex-agente da NSA Edward Snowden, repassado ao jornalista Glenn Greenwald, comprovam o modus operandi da NSA.  A matéria exibe uma apresentação feita pela agência em maio de 2012, onde explica aos novos agentes os caminhos para acessar e espionar redes privadas de computador e redes internas de empresas, governos e instituições financeiras. Um dos slides traz o nome da Petrobras seguido do título: “muitos alvos usam redes privadas”.

O presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Petrobras,  deputado Luiz Alberto (PT-BA) disse que vai propor ao colegiado que se faça uma nota de protesto em relação ao fato e, ao mesmo tempo, vai sugerir ao governo a suspensão do leilão do Campo de Libra, na Bacia de Santos, considerado o maior leilão da história do petróleo, marcado para o mês de outubro.

“Penso que o leilão do Campo de Libra deve ter suspensão imediata, até que se tenha informação exata da gravidade e da extensão da invasão dos Estados Unidos nas informações estratégicas da Petrobras”, avaliou Luiz Alberto. 

De acordo com Luiz Alberto, o governo americano está interessado nos conhecimentos que a empresa brasileira detém sobre a área do pré-sal. Segundo ele, a Petrobras é detentora de tecnologia e líder mundial em exploração de petróleo em águas profundas. O que explica o “súbito” interesse do governo norte-americano. “É fundamental o governo brasileiro tomar precauções”, reiterou o petista.

Para o deputado Fernando Ferro (PT-PE), a justificativa contida na nota divulgada pela Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos, reproduzida pelo Fantástico, de que não usa a sua capacidade de espionagem internacional para roubar informações comerciais de empresas estrangeiras em benefícios próprios, não se sustenta. “O Brasil está diante de um risco”, enfatizou.

Fernando Ferro lembrou também que, recentemente, os EUA disseram que a espionagem era feita para detectar ação terrorista. “A espionagem se confirma, agora, como uma ingerência, uma interferência do governo americano nos negócios de outros países, particularmente na área de petróleo”, disse.

De acordo com Fernando Ferro, houve muita expectativa criada com a descoberta do pré-sal nos mares brasileiros e isso levou os EUA a deslocar a quarta frota para o Atlântico Sul depois dessas descobertas.

“Acho que há interesse sim e deve ser analisado. Essa espionagem é preocupante, até porque quem vai para um leilão como o de Campo de Libra, com determinadas informações, pode apostar sem risco”, advertiu o parlamentar pernambucano.

Além da Petrobras, o Google (provedor de e-mails e serviços de internet); a rede privada do Ministério das Relações Exteriores da França, entre outros, foram alvos da espionagem americana. É o que revelou a reportagem.

Benildes Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também