Mais de mil escolas ocupadas em protesto contra reforma do ensino médio e PEC 241

Escolaocupada

O deputado Zeca Dirceu (PT-PR) criticou nesta sexta-feira (21) a forma autoritária com que o governo ilegítimo de Michel Temer, por meio do Ministério da Educação, trata as ocupações de mais de mil escolas públicas e cerca de 50 universidades e institutos federais em todo o País. Para o petista, que é membro titular da Comissão de Educação da Câmara, o governo federal deveria ouvir as reivindicações e tentar entender os motivos das ocupações ao invés de ameaçar e intimidar os estudantes. 

Para acabar com o movimento, nos últimos dias o ministro da Educação Mendonça Filho ameaçou suspender a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nas escolas ocupadas e autorizou o envio de ofício às unidades da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, solicitando aos dirigentes dos estabelecimentos que identifiquem os alunos envolvidos nas ocupações.

“Eu fui a várias escolas ocupadas e pude perceber que tudo o que esses jovens não vão aceitar é serem intimidados ou tratados de forma autoritária. O pior é que o governo Temer vem tratando as ocupações exatamente dessa forma, quando deveria ter o bom senso de ouvir, dialogar e tentar entender o porquê de as ocupações terem ocorrido”, explicou Zeca Dirceu.

Nas escolas de ensino médio ocupadas os estudantes protestam, principalmente contra a Medida Provisória de Reforma do Ensino Médio (MP 746/16), enviada pelo governo ilegítimo ao Congresso. Segundo eles, a medida deveria passar antes por um amplo debate com a sociedade.

Já nas universidades públicas e institutos federais de educação, a principal crítica é contra a tentativa de aprovação no Congresso da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 241), que congela os gastos públicos por 20 anos. Os estudantes afirmam que a medida vai afetar o repasse de recursos para as instituições, comprometendo o funcionamento e a qualidade do ensino.

“Espero que esse movimento, que já toma conta do País, sensibilize o restante da população a se juntar a essa luta para pressionar os parlamentares a votarem contra essas propostas retrógradas para a educação, especialmente contra a PEC 241. Somente com movimentos fortes de reivindicação poderemos evitar a votação dessas matérias que só prejudicam o desenvolvimento da educação e do povo brasileiro”, disse Zeca Dirceu.
PR- Sobre a ocupação das mais de 800 escolas no Paraná, o deputado petista destacou que o protesto vai ainda além do descontentamento com as propostas do governo ilegítimo e golpista de Temer.

“Os estudantes paranaenses também estão reivindicando o mínimo de dignidade. Eu pude visitar nos últimos meses várias escolas, e observei que grande parte delas está caindo aos pedaços com portas, janelas e carteiras escolares quebradas, e muitas delas sem área de lazer, biblioteca ou laboratório para os estudantes. Esse descaso com que o governo Beto Richa (PSDB) trata a educação, é que também motiva as ocupações que ocorrem simultaneamente à greve dos professores por melhores condições de trabalho e por valorização profissional”, finalizou.

Héber Carvalho

Foto: Divulgação

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também