Lula repudia ataques racistas e defende parcerias com países africanos

Lula repudia ataques racistas e anuncia ampliação de parcerias com países africanos. Foto: Ricardo Stuckert

O anúncio do retorno de parcerias prósperas entre o Brasil e a África marcou o discurso do presidente Lula, nesta quinta-feira (25), durante evento de encerramento do seminário Brasil-África, em Brasília.

O evento serviu de celebração para o Dia Mundial da África, comemorado nesta quinta, no qual Lula repudiou ataques racistas no Brasil e no mundo. Ele relembrou os ataques ao jogador Vinicius Jr, e afirmou que haverá ampliação de parcerias com países africanos.

O presidente elogiou a África, que apresentou o menor número de mortes durante a pandemia da Covid-19 e ressaltou que haverá um trabalho mútuo entres os países para combater a fome internacionalmente.

Lula anunciou ainda que, neste ano, haverá novo encontro com ministros da agricultura da África para que o Brasil volte a ser um grande parceiro no desenvolvimento agrícola.

“Nossas regiões têm forte interesse na reforma da governança global. As instituições atuais refletem um mundo de oito décadas atrás”.

Presença africana no G20

A presença africana no G20 é fundamental para o presidente Lula, que afirmou incentivar o ingresso da União Africana e outros países do continente na cúpula do grupo em 2024. O Rio de Janeiro foi escolhido como sede para  uma reunião dos chefes de Estado das 20 maiores economias do mundo.

“Queremos que o banco dos BRICS se consolide como alternativa de financiamento e vamos fortalecer nosso engajamento com o Banco Africano de Desenvolvimento”, disse Lula.

O presidente também ressaltou que pretende ampliar a presença do Brasil na África “de forma duradoura”, com abertura de embaixadas, centros culturais, expansão de escritórios locais de instituições brasileiras, como a Embrapa, Apex, Senai e Fiocruz.

A ideia central é uma cooperação política com iniciativas globais para criar um plano de medidas na busca por justiça social, envolvendo a Organização das Nações Unidas (ONU), visando a renovação da “Década Internacional de Afrodescendentes”.

“Sua implementação no Brasil foi comprometida pelo descaso das autoridades. Vamos propor a prorrogação da iniciativa na próxima Assembleia Geral da ONU”, afirmou o presidente Lula.

Ouça a íntegra do discurso do Lula no Dia Mundial da África:

PTNacional, com informações da Carta Capital e G1

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também