Lula recoloca o Brasil no cenário mundial e traz o País para o caminho do desenvolvimento com justiça social

Líder do PT, deputado Zeca Dirceu (PT-PR) - Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O líder do PT na Câmara, Zeca Dirceu (PR), destacou que as inúmeras ações estruturantes e pontuais do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva recolocaram o Brasil no cenário mundial e trouxeram o País ao caminho do desenvolvimento com justiça social e respeito ao meio ambiente. “Nunca uma frase foi tão verdadeira e teve tanto efeito como ‘o Brasil voltou’”, assinalou Zeca Dirceu, ao fazer discurso, no plenário da Câmara, sobre os 100 dias de governo Lula.

Ele assinalou que a nova etapa foi inaugurada ainda no final do ano passado, quando, já eleito presidente, Lula participou da COP27, a 27ª Conferência do Clima das Nações Unidas, no Egito, e foi recebido como chefe de Estado antes da sua posse.

Zeca Dirceu observou que na COP Lula deixou muito claro que a preservação do meio ambiente, das florestas e rios e a defesa dos povos originários voltariam a ser preocupação central do governo brasileiro. “O Brasil se colocou, ainda em novembro e dezembro, novamente, como referência para todo o mundo”.

Para o parlamentar, é de extrema importância, para a sociedade brasileira, o retorno a um novo patamar de civilidade, após quatro anos do governo militarista Bolsonaro, cuja marca principal foi o estímulo ao ódio diuturnamente e a destruição de políticas públicas de décadas, do meio ambiente à área trabalhista, de saúde, meio ambiente e educação.

Diversidade sociocultural

“O Brasil voltou a ter humanidade, percepção e consciência do ser humano no dia 1º de janeiro”, afirmou o líder do PT, ressaltando a importância de Lula ter subido a rampa do Palácio do Planalto acompanhado por lideranças representativas da diversidade sociocultural brasileira.

Zeca Dirceu lamentou a tentativa de golpe no dia 8 de janeiro, com extremistas bolsonaristas de extrema direita invadindo as sedes dos Três Poderes em Brasília, mas frisou a importância da reação das instituições, com a prisão e  indiciamento de centenas de terroristas. “O Brasil voltou a ter governo e a ter decisão política, o que afasta até mesmo as iniciativas golpistas que infelizmente marcaram o dia 8 de janeiro”, sublinhou.

Mesmo com o exíguo período de 100 dias de governo Lula, o Brasil já pode colher frutos do resgate de políticas públicas estratégicas, observou Zeca Dirceu. Na área de Educação, por exemplo, o orçamento foi resgatado, após seis anos de cortes. Houve um acréscimo de R$ 12 bilhões, garantindo a retomada de obras de creches e escolas, o reajuste de bolsas de extensão universitária, de pesquisa, tecnologia e inovação, além da majoração em 38% do valor da merenda escolar, depois de seis ano de congelamento.

“As universidades e os institutos federais, por meio dos seus reitores e diretores, voltaram até mesmo a poder entrar no MEC, porque nem isso era permitido nos anos anteriores”, disse Zeca Dirceu.

Mais Médicos

Ele mencionou também a volta do Programa Mais Médicos, com um modelo ampliado e renovado, para atender centenas de cidades sem assistência médica. O novo modelo garante atendimento por vários profissionais de diferentes áreas de saúde e vai priorizar médicos brasileiros. O deputado frisou também a importância da volta do programa Minha Casa, Minha Vida, que tem o objetivo de construir 2 milhões de moradias no País, atendendo inclusive à classe média.

Zeca Dirceu reconheceu o esforço dos mais diferentes partidos que têm ajudado o governo de coalizão Lula a encaminhar matérias de interesse nacional no Congresso.  “De forma especial, quero agradecer aqui o empenho e a dedicação da nossa bancada do PT e da Federação, com o PCdoB e o PV, que têm sido sempre uma linha de frente nas ações importantes aqui do Parlamento e também no auxílio às ações do Presidente Lula”

 

Redação PT na Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também