Lula garante: “vou voltar para fazer mais e melhor”

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou, na segunda-feira (10), em Belo Horizonte (MG), a segunda etapa do “Memorial da Democracia“, um museu digital e totalmente interativo que conta a história de brasileiros que lutaram pela democracia.

Lula foi recebido na capital mineira por mais de 1,5 mil pessoas que lotaram o teatro principal do Palácio das Artes pedindo a volta do ex-presidente.

Em seu discurso, Lula garantiu que quer fazer ainda mais pelas pessoas, principalmente pelos trabalhadores e trabalhadoras pobres desse país. “Tenho consciência de que é possível ajudar os pobres. Não vou voltar para fazer o mesmo, vou voltar para fazer mais e melhor”.

Lula falou sobre a importância da democracia e sobre como o discurso de ódio disseminado pelos meios de comunicação que dividiram o país a partir de 2013, culminando no golpe de estado.

De acordo com o ex-presidente, o ódio ao PT, ao contrário do que ele pensava, não era apenas contra um ex-presidente metalúrgico, mas sim um ódio ideológico. O plano dos golpistas é, como disse o ex-presidente, isolar o Brasil dos países de esquerda e colocá-lo a mercê do imperialismo.

Para ele, construir uma democracia plena no Brasil é uma etapa que ainda está longe de ser alcançada. “Democracia não é casa grande para um lado e senzala para o outro. É direitos iguais para todas as pessoas”.

Lula ressaltou que apenas através da educação o Brasil pode crescer rumo a uma democracia que não seja excludente. “Espero que retomemos a democracia no Brasil para podermos investir mais em pesquisa e ensino básico”. Ele citou parte do projeto do ” Memorial da Democracia“, feito em parceria com o grupo República da UFMG, que pretende estender o projeto para as salas de aula e criar guias para professores e alunos.

“Um povo que não conhece sua história e seu passado não terá a chance de construir um futuro melhor”, afirmou.

Quanto ao golpe de 2016, ele alertou os presentes: “Estamos há um ano pedindo o Fora Temer e só agora a Rede Globo quer que ele saia. E eu me pergunto: será que é pelo mesmo motivo que nós queremos? Eu quero derrubar o Temer porque quero reconquistar a democracia para que o povo tenha direito de eleger o presidente da República. Porque sou contra as reformas que eles estão fazendo. Não podemos jogar a crise econômica em cima do aposentado, do pescador.  […] Nós vendemos a alma ao diabo com o golpe e agora estamos vendendo a Amazônia, que daqui a pouco vamos precisar de passaporte para entrar!”.

Agência PT de Notícias

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também