Lula está certo ao defender fim do teto de gastos, diz economista

Reprodução do Site do PT

Lula está certo ao defender o fim do teto de gastos. Quem afirma é o economista Paulo Nogueira Batista Jr., diretor executivo no FMI de 2007 a 2015 e vice-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, estabelecido pelos BRICS em Xangai, entre 2015 e 2017.

Em entrevista à Revista Focus, editada pela Fundação Perseu Abramo, Batista Jr. denuncia que a restrição orçamentária inserida na Constituição pelo governo de Michel Temer tem como objetivo diminuir o tamanho de Estado, o que, no caso do Brasil, é condená-lo ao baixo crescimento econômico.

“Lula disse o que tinha que dizer. Deixou claro que c”, diz o economista. “Essa regra não tem precedentes. Não tenho conhecimento de nenhum país que adote uma regra desse tipo”, completa.

LEIA MAIS: O que é o Teto de Gastos e como ele afeta o Brasil

Segundo o economista, a regra reduz ano a ano a capacidade do governo brasileiro de investir. “Ela congela os gastos primários, os gastos não financeiros do governo, por até 20 anos em termos reais. Como a população cresce e o PIB real cresce também, o gasto per capita e como percentagem do PIB vai cair ao longo do tempo. Esse teto não é só uma regra de disciplina fiscal, tem o objetivo de diminuir o tamanho do Estado.”

E, sem Estado, um país como o Brasil não cresce. “Um país da dimensão do Brasil não pode ser dinamizado de fora para dentro, só com investimentos externos. O Brasil é um gigante”, lembra.

Mal planejado e inviável

Além de sabotar o desenvolvimento nacional, o teto de gastos foi mal planejado e é praticamente impossível de ser obedecido. Tanto que Bolsonaro, hipocritamente, o defende no discurso enquanto acha saídas artificiais para desrespeitá-lo.

“Não se mostra viável. Bolsonaro já teve dificuldade de cumprir. Imediatamente, se viu isso. O gasto obrigatório continua crescendo, aí o gasto não obrigatório, o gasto discricionário, vai sendo comprimido cada vez mais. Bolsonaro se viu nessa situação e passou a adotar a partir de 2019, uma série de expedientes para, na verdade, furar o teto”, observa.

A dupla Bolsonaro-Guedes, por sinal, conseguiu desajustar completamente a economia. “Eu não tenho dúvida de que Bolsonaro está promovendo um desajuste nas contas públicas. O próximo governo vai herdar o que os economistas chamam de tensão fiscal em grau elevado. Terá de fazer face a gastos reprimidos e aos efeitos de medidas de ampliação do gasto ou redução de receita que afetam de modo duradouro as contas públicas. Há uma certa bagunça na área fiscal que o próximo governo vai ter que enfrentar. Não é, entretanto, uma situação impossível. Dá para consertar”, prevê.

E a saída passa pelo fim do teto, como defende Lula, e pela revisão das regras fiscais. “O Brasil tem uma profusão de regras. Tem a regra de ouro que está na Constituição desde 1988, tem a Lei de Responsabilidade Fiscal, que prevê metas de resultado primário, e tem esse teto ao qual o Lula se referiu. No meu entender, seria interessante repensar todo o arcabouço fiscal.”

E conclui: “Concordo com Lula, deve-se suprimir o teto de gastos. Deve-se rever a regra de ouro, eventualmente, substitui-la também. E rever a questão da meta de resultado primário prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal. Não sei para que ter várias regras. O melhor seria encontrar uma ou duas regras que sejam flexíveis, que não estejam no texto constitucional, pelo amor de Deus, pois isso cria uma rigidez irracional”.

 

Do PT Nacional

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também