Lula e bancada do PT na Câmara prestam homenagem a Assis Carvalho

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e parlamentares da Bancada do PT na Câmara prestaram homenagens neste sábado (11) ao deputado federal e presidente do partido no Piauí, Assis Carvalho,  morto no dia  5 em consequência de um infarto. As homenagens ao companheiro de luta e militante das causas das minorias e dos excluídos foram prestadas durante celebração, no Piauí, de missa de 7º  dia pela morte de Assis.

A presidenta do PT Nacional, deputada Gleisi Hoffmann (PR), por meio de vídeo conferência, leu a mensagem de Lula. O ex-presidente  assinalou que Assis foi “um companheiro da vida toda, uma pessoa que dedicou todos os seus esforços para a transformação social, a melhoria das condições de vida do povo brasileiro, em especial, a população do seu Piauí”

Solidariedade

Lula disse também que o deputado participou da “revolução social pacifica” que o PT fez no governo federal e o governador Wellington Dias (PT) faz no Piaui. “Assis sempre esteve presente todas as vezes que estive em Brasília ou no Piauí com um sorriso e com um abraço. Neste momento em que nem podemos nos despedir dele como ele merece, por conta dessa pandemia terrível, meus sentimentos de solidariedade aos familiares e amigos do nosso companheiro Assis Carvalho”, escreveu Lula.

Gleisi, por sua vez, destacou que os companheiros de partido lamentam profundamente a morte de Assis Carvalho.  “Um companheiro sempre disposto, disponível, sempre alegre, guerreiro. Está fazendo muita falta, pessoal e política”, disse. A presidenta do PT  desejou muita força para toda a família do deputado e frisou que com certeza o desejo de Assis é de que ninguém desista da luta por justiça social e melhores condições de vida para o povo brasileiro. “Sei que o Assis quer que nós continuemos a luta que foi dele, que é a luta nossa, por um Brasil melhor, por um Piauí melhor, que ele tanto fez. Assis, Presente!”.

Organização popular

O líder da Bancada do PT na Câmara, Enio Verri (PR), também por meio de vídeo conferência, lamentou a morte de seu grande amigo e companheiro, além de destacar a falta que ele fará ao colegas parlamentares nos trabalhos no Congresso. “Assis Carvalho tinha um papel importante na bancada no dia a dia, não só como aquele companheiro que tem muita experiência na luta do povo, na organização popular, na articulação partidária, mas como amigo, como aquele cara que nos ouve e que dá conselho;ele vai fazer muita falta”.

Enio mandou um recado especial: “Companheiro, o seu caminho segue, mas você faz uma falta gigantesca na bancada do Partido dos Trabalhadores e na Câmara dos Deputados; a sua falta será sentida sempre”.  Verri observou que o sentimento de apreço a Assis Carvalho é compartilhado não só pela bancada, mas por todos os que o conheceram e conviveram com ele. “Grande guerreiro e lutador que sempre sonhou com uma sociedade justa, fraterna, igualitária que todos nós sonhamos. Assis, presente!”

Amigo e companheiro de luta

O líder da Minoria na Câmara, José Guimarães (PT-CE), disse que Assis  Carvalho foi um ser humano inigualável que defendeu a vida acima de tudo. “Ele foi um homem, um ser humano que plantou a verdade, a solidariedade, o compromisso com os mais humildes, plantou compromisso com a democracia, com Brasil e especialmente com povo do Piauí”, disse.

Guimarães  frisou a dor da perda do companheiro de lutas e destacou que Assis tinha inúmeras qualidades, deixando um grande legado como “como ser humano, deputado,  homem público e sobretudo como pai”.  O líder da Minoria tem certeza de que Assis marcou a história do Brasil, da Câmara Federal e do Piauí. “Ele foi o semeador da paz e de tudo aquilo de bom que são virtudes de um ser humano”.

Compromisso social

O deputado Paulão (PT-AL) afirmou que quando recebeu a notícia da morte do amigo ficou impactado, porque considerava Assis Carvalho como um irmão. O parlamentar destacou as principais características de Assis. “Ele era muito verdadeiro, com compromisso social enorme, com um pé no Brasil outro pé no Piauí, principalmente na cidade dele, Oeiras.”

Paulão observou que Assis era voltado para a luta daqueles que mais precisam, empenhado em temas como a questão agrária,a agricultura familiar, as comunidades carentes e os  quilombolas. Para Paulão a perda “cria uma lacuna enorme na nossa bancada, mas tenho certeza que ele plantou sementes da cidadania”.

Já a deputada Rejane Dias (PT-PI) agradeceu a Assis pelo trabalho feito em defesa do Piauí e das causas sociais. . “Obrigada, Assis!”, afirmou.  “É uma perda irreparável para o cenário político brasileiro e, especialmente, para os piauienses.”

Ela lembrou que  Assis era um “político de garra, personalidade, de uma capacidade enorme de trabalho, mas, sobretudo de fazer amigos. Por onde passava irradiava simpatia. Um homem que olhava para a política com os olhos da esperança, sempre conciliador e comprometido naquilo que falava e fazia”, disse a deputada.

Rejane desejou conforto espiritual à família-  a esposa Isabel, seus filhos, Isla, Iago e Ícaro, e o neto Enzo.

Lorena Vale

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também