Luizianne requer convocação do ministro da Educação para explicar demissões em massa no Inep e prejuízos ao Enem

Deputada Luizianne Lins. Foto: Najara Araújo/Câmara dos Deputados

A deputada federal Luizianne Lins (PT-CE) apresentou à Presidência da Câmara o requerimento nº 2348/2021, em que solicita a convocação do ministro da Educação, Milton Ribeiro, para prestar esclarecimentos sobre as demissões em massa no Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), os possíveis prejuízos ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e aos repasses da educação aos municípios brasileiros.

No último dia 8, 35 servidores pediram demissão coletiva do Inep com a seguinte argumentação: “fragilidade técnica e administrativa da atual gestão máxima do Inep”. Ou seja, má gestão do presidente do órgão, Danilo Dupas. Isso poderá representar prejuízos ao Enem e afetar repasses de verbas para as escolas públicas.

O Inep é uma autarquia ligada ao MEC e responsável por estudos e avaliações educacionais que há muito tempo balizam as políticas públicas de educação, através de diagnósticos e monitoramento de programas e ações. Portanto, o Censo Escolar, levantado pelo órgão, determina o financiamento do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) e do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), programas fundamentais para a educação brasileira.

Desgoverno

Em suas redes sociais da Internet Luizianne afirmou: “É muito grave o que está acontecendo na educação do Brasil. A 13 dias do Enem servidores pediram exoneração do Inep. Motivos: “Fragilidades técnicas e administrativas da atual gestão”. Retrato de um desgoverno que só destrói nossa educação”.

 

Assessoria de Comunicação

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também