Luizianne Lins apresenta à Câmara propostas em homenagem a Belchior pelos seus 75 anos

Deputada Luizianne Lins - Foto Lula Marques

A deputada federal Luizianne Lins (PT-CE) homenageou, nesta terça-feira (26), na Câmara Federal, o cantor e compositor cearense Belchior, pelos seus 75 anos. A parlamentar apresentou o requerimento 2220/21 de Moção de Aplausos ao artista.  E também o projeto de resolução (PRC 72/21), que institui a Comenda Cultural Antônio Carlos Belchior, destinada a agraciar pessoas físicas e jurídicas que tenham oferecido contribuição relevante à promoção da música brasileira.

O PRC 72 determina que a Comenda, acompanhada de concessão de diploma de menção honrosa, será outorgada, anualmente, a três pessoas, indicadas pela Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados. A escolha será feita pela maioria dos parlamentares integrantes da comissão, a cada ano. Luizianne Lins é membro titular dessa comissão.

A deputada protocolou ainda um pronunciamento com um apanhado de toda a história de vida daquele que se tornou um dos maiores poetas da palavra cantada no Brasil. Suas músicas foram e continuam sendo interpretadas por nomes de peso da MPB, como Roberto Carlos, Elis Regina e Ney Matogrosso.

Depois de decidir pelo recolhimento da vida pública, em 2007, 10 anos depois, em 30 de abril de 2017, o Brasil tomou conhecimento do falecimento do artista, na madrugada daquele dia, em Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, em consequência do rompimento da veia aorta.

Para Luizianne, “é todo o percurso de vida e obra que faz o artista plástico, cantor e compositor cearense, brasileiro e cidadão do mundo Belchior merecer reconhecimento da sessão do plenário da Câmara Federal, realizada neste 26 de outubro, dia em que ele completaria 75 anos. Antônio Carlos Belchior, presente!”

Leia abaixo a íntegra das propostas da deputada:

 

Comenda Cultural Belchior

Moção de Aplausos Belchior

Belchior – 75 anos de um gênio da cultura

Assessoria Parlamentar

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também