Luiz Sérgio critica anúncio do governo de levar construção de plataformas para estaleiros asiáticos

LuizSergio SaluP

O deputado Luiz Sérgio (PT-RJ) criticou, em pronunciamento no plenário, o anúncio do governo Temer de levar a construção de plataformas para estaleiros asiáticos, sobretudo para os chineses. “A Petrobras está consultando a Agência Nacional do Petróleo para que não haja mais a exigência do percentual de conteúdo nacional. Nós não podemos concordar com isso, porque a alegação da Petrobras de que uma plataforma comprada na China ou em Cingapura é mais barata, pura e simplesmente, não vale”, afirmou.

Para ele, agrava o fato o momento em que vivemos, no qual temos uma crise econômica, o aumento do desemprego e que a Petrobras passe a ser uma exportadora de empregos. “Quando a Petrobras compra o navio, quando compra uma plataforma, quando compra uma sonda, não só está comprando equipamento, como também está gerando emprego onde esses equipamentos estão sendo construídos. Isso é negar a capacidade do trabalhador brasileiro, da engenharia brasileira, acima de tudo num momento de crise, em que os estados e os municípios estão numa crise profunda. Então, tem gente ganhando com essa operação e certamente não é a Petrobras e, muito menos, os consumidores brasileiros”, ressaltou.

Percentual nacional – O deputado Luiz Sérgio lembrou que no governo Lula a construção naval renasceu com as políticas de incentivo ao setor. “Sou metalúrgico de profissão e presidi o Sindicato dos Metalúrgicos de Angra dos Reis. Há anos lutávamos para que o governo federal pudesse estabelecer o percentual de conteúdo nacional nas construções de plataformas e sondas e, com isso, pudesse garantir a atividade econômica e a geração de emprego no Brasil. Isso foi feito no Governo do Presidente Lula e esta política permitiu que a atividade de construção naval pudesse renascer das cinzas, gerar empregos. Então, manter o percentual de conteúdo nacional é garantir empregos no Brasil”, destacou.

Gizele Benitz

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também