Luiz Couto e Margarida Salomão enaltecem trabalho da Comissão da Verdade

margaridasalomao-d2Após o balanço de um ano de trabalho da Comissão Nacional da Verdade (CNV), apresentado nesta semana, o deputado Luiz Couto (PT-PB) e a deputada Margarida Salomão (PT-MG) se mostraram otimistas com os resultados obtidos até agora e com a continuidade do trabalho.

Margarida crê que a comissão tem cumprido efetivamente seu objetivo, que é o de jogar luzes sobre este obscuro período da história brasileira, sem reavivar qualquer tipo de animosidade. “O direito à memória é um dos mais caros a uma democracia. É inaceitável que nosso País negue a diversas famílias o destino de alguns de seus parentes. Os resultados da comissão são expressivos e mostram que caminhamos para a solução de crimes hediondos é a justiça. Os trabalhos devem avançar agora nos municípios e estados. Espero que Minas Gerais também o faça”, declarou a parlamentar.

Ex-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, Luiz Couto também considera positivo o trabalho do órgão e crê que haverá avanços maiores a partir de agora. E o que mais anima o deputado é a necessidade de se revisar a Lei da Anistia, de modo a garantir a possibilidade de abertura de processos judiciais contra torturadores e agentes do regime, que tem sido defendida por integrantes da CNV.

“A mudança na Lei da Anistia é necessária para que os agentes que sequestraram, torturaram e mataram possam ser responsabilizados pela Justiça. Se isso não for possível, como foi na Argentina, inclusive com a prisão do principal comandante da ditadura [Rafael Videla], então que eles façam o que ocorreu na África do Sul: que peçam perdão publicamente à sociedade brasileira pelos crimes e atrocidades que cometeram”, propôs Couto.

Para Luiz Couto, o trabalho da Comissão da Verdade também deve revelar que os grupos de extermínio e esquadrões da morte foram criados a partir da ditadura e incorporaram os métodos desta às suas ações. “Tenho convicção de que as milícias privadas e grupos similares nasceram naquele período e que usam as mesmas práticas que foram utilizadas pelo regime. E acredito que a Comissão da Verdade vai comprovar essa relação”, concluiu o parlamentar, que é, ele próprio, alvo de grupos de extermínio que atuam na Paraíba e em Pernambuco.

Confira a íntegra do relatório de balanço do primeiro ano da CNV:

www.cnv.gov.br/https://ptnacamara.org.br/images/pdf/balanco_1ano.pdf

Rogério Tomaz Jr.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex