Livro reúne experiências municipais exitosas sobre o modo petista de governar

PedroULivros13092016

O lançamento do livro Desafios das Cidades- Desenvolvimento com Participação e Inclusão Social, ocorrido nesta terça-feira (13) na liderança do PT na Câmara, reuniu deputados, gestores municipais, representantes da Fundação Perseu Abramo, além de assessores da bancada e de gabinetes parlamentares. Após os discursos de apresentação da obra, os exemplares esgotaram-se rapidamente. A publicação trata das experiências inovadoras que impactaram a maneira de viver de milhões de pessoas em todo o País, e que se constituíram, como a própria obra diz, “no modo petista de governar”.

Entre outros, estão presentes temas na área da gestão participativa com controle social, criação de novas pastas para atender movimentos sociais organizados (como secretarias municipais de mulheres, igualdade racial, juventude e direitos humanos), além de políticas públicas inovadoras em setores como a moradia e o transporte público.

Vários ex-prefeitos, atualmente exercendo o mandato parlamentar, contribuíram com textos para a construção da obra. Entre eles, Décio Lima (Blumenau-SC), Helder Salomão (Cariacica-ES), Luiz Caetano (Camaçari-BA), Luizianne Lins (Fortaleza-CE), Moema Gramacho (Lauro de Freitas-BA), Pedro Uczai (Chapecó-SC), Pepe Vargas (Caxias do Sul-RS), Raimundo Angelim (Rio Branco-AC) e Ságuas Moraes (Juína-MT). Além deles, o deputado Leonardo Monteiro (PT-MG) também participou com um texto para o livro.

O deputado Pedro Uczai lembrou que a obra surgiu após uma conversa informal com o também parlamentar Raimundo Angelim, sobre a necessidade de compartilhar experiências exitosas em administrações municipais petistas.

“O deputado Angelim provocou, e eu assumi a reponsabilidade e fui conversar com os outros deputados que já haviam sido prefeitos em várias cidades do País para socializarem suas experiências. Coordenei esse trabalho com alegria, porque conseguimos colocar contemporaneidade em experiências locais de até 20 anos, em temas como participação popular, democracia direta, transparência, inversão de prioridades, planejamento de cidades, enfim, em vários assuntos que mexem com a vida do povo”, ressaltou.

Ao parabenizar os parlamentares e demais autores da obra, a deputada Moema Gramacho destacou que a maior contribuição do livro pode ser a reprodução de políticas públicas pelo País.

“Acho que seria importante que esse livro fosse distribuído nas universidades para que estas experiências exitosas fossem debatidas, analisadas e, quem sabe, reproduzidas pelo País”, defendeu a deputada. Nesse sentido, Moema lembrou que na cidade de Lauro de Freitas (BA)- comandada por ela entre 2005/2012- foi criada a primeira secretaria municipal de políticas públicas para as mulheres do Brasil.

Além da participação dos deputados, o livro conta ainda com textos do presidente da Fundação Perseu Abramo e organizador da obra, Márcio Pochmann; e de colaboradores como Célia Tavares; Greiner Costa; Pedro Rigo; Plínio Silveira e Renato Laures.

Os parlamentares petistas Ana Perugini (SP), Assis Carvalho (PI), Enio Verri (PR), Margarida Salomão (MG), Valmir Prascidelli (SP), Zé Carlos (MA) e Zé Geraldo (PA) também prestigiaram o lançamento do livro.

Héber Carvalho

Foto: Salu Parente/PTnaCâmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também