Líder entrará com representação contra deputado do DEM por quebra de decoro

 

jilmartatto-coletivaO líder do PT na Câmara, Jilmar Tatto (SP), anunciou hoje (28) que vai entrar com representação na corregedoria da Casa, por quebra de decoro parlamentar, contra o deputado Mendonça Prado (DEM-SE). Segundo o líder, Mendonça Prado incitou os manifestantes que estavam nas galerias do Plenário contra o Partido dos Trabalhadores e contra o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS).

O caso ocorreu durante a sessão de quarta-feira (27), quando seria votado o projeto que reduz a jornada de trabalho dos enfermeiros, de 42 horas para 30 horas. Houve tumulto no plenário e agitação dos manifestantes, que quase foram retirados pela segurança da Câmara. O líder do governo na Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), pediu mais tempo para dialogar sobre o projeto, que não foi votado por falta de quórum.

Quando Marco Maia anunciou que encerraria a sessão, Mendonça Prado foi ao microfone e o acusou de não querer votar o projeto dos enfermeiros. O presidente da Casa tachou Prado de “desqualificado” e disse que o parlamentar do DEM estava fazendo proselitismo com o assunto.

Jilmar Tatto considera legítima a reivindicação dos enfermeiros, mas lembrou que é necessário tempo para uma melhor discussão do projeto, dado o impacto que a medida ocasionaria nas contas públicas, nos três níveis de poder, e também em instituições como as Santas Casas. “Questões como esta devem ser tratadas com cautela e não de maneira demagógica, como querem alguns”, disse.

O vice- líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Luiz Couto (PT-PB) solidarizou-se hoje com Marco Maia e criticou duramente o deputado do DEM (ex-PFL) por fazer acusações levianas. Couto disse que a reação do presidente da Câmara foi a uma provocação , pelo fato de o deputado de oposição tentar jogar contra ele os manifestantes que ocupavam as galerias.

O presidente merece ter o respeito por parte de todos nós, da mesma forma que os diversos deputados. Agora, nenhum deputado tem o direito de jogar contra o presidente da Câmara, fazendo acusações levianas”, disse.

Luiz Couto lembrou que Marco Maiafez todo o esforço para colocar na Ordem do Dia a matéria sobre a redução da jornada dos enfermeiros”. Ele lembrou que as matérias não são votadas por decisão imperial do presidente da Câmara: antes, passam pelo Colégio de Líderes e depois, por articulação dos partidos, são apreciadas no Plenário.

O parlamentar rebateu também as acusações de Prado, feitas nesta quinta-feira, sobre supostos preconceitos contra o Nordeste. “Há um direito que cada um tem, mas não podemos jogar agora e dizer que o presidente Marco Maia tem preconceito contra os nordestinos e que o PT tem preconceito. De jeito nenhum! Fato é que o Nordeste hoje é uma referência devido à ação do presidente Lula e do Partido dos Trabalhadores, que têm uma atenção especial para com os nordestinos”.

Equipe Informes

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo