Líder do PT recebe embaixador de Cuba e reafirma laços de amizade e de cooperação comercial com o País

Líder do PT, Zeca Dirceu, e parlamentares petistas recebem embaixador de Cuba no Brasil, Adolfo Curbelo Castellanos - Foto: Gustavo Bezerra

O líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Zeca Dirceu (PR), recebeu nesta quinta-feira (13) a visita do embaixador de Cuba no Brasil, Adolfo Curbelo Castellanos, e do conselheiro e vice-chefe da embaixada, Melne Martínez Hernández, no gabinete da Liderança do Partido. Durante o encontro, do qual também participaram os deputados petistas Odair Cunha (MG), Washington Quaquá (RJ), Luiz Couto (PB) e Fernando Mineiro (RN), foram reafirmados os laços de amizade e respeito que a bancada do partido nutre por Cuba e foi debatida a possibilidade de ampliação da cooperação comercial com o Brasil.

“Ressalto aqui o nosso apoio e nosso reconhecimento sobre a importância de Cuba para o Brasil, e também manifesto a nossa solidariedade contra a injustiça do embargo comercial contra o país. Temos laços de amizade histórica com Cuba e nos colocamos a disposição, a bancada de 68 deputados e deputadas do nosso partido, os demais partidos da Federação (PCdoB e PV), da presidenta Gleisi Hoffmann (PT-PR) e do governo do presidente Lula, para reforçarmos esses laços com seu país ao qual consideramos irmão”, disse Zeca Dirceu ao embaixador cubano.

Por sua vez, o embaixador Adolfo Curbelo Castellanos, agradeceu a manifestação de carinho e amizade demonstrada pelo líder petista, e ressaltou que agora a relação entre os dois países entra em um novo momento de retomada total das relações diplomáticas e comerciais.

“Quero aqui manifestar minha felicidade por esse gesto de solidariedade do PT a Cuba, notadamente em relação ao bloqueio criminoso imposto ao meu País. Creio que agora vamos viver um novo momento de normalidade entre nossas relações, com a vitória de Lula e a reconstrução da Unasul e o retorno do Brasil a liderança dos esforços na proteção ao meio ambiente, fundamental para a sobrevivência humana, principalmente para várias ilhas caribenhas ameaçadas por inundações causadas pelas mudanças climáticas”, destacou.

O embaixador disse ainda que Brasil e Cuba poderão a partir de agora estreitar as relações e implementar parcerias na área de produção de fármacos e na área do turismo. Adolfo Curbelo Castellanos observou ainda que o Brasil pode incrementar suas exportações para o Caribe via Porto de Mariel.

Parcerias

Durante a reunião, o deputado Washington Quaquá disse ao embaixador que, dos dias 28 de abril a 6 de maio, estará com uma comitiva formada por 15 a 20 deputados em Cuba, participando da Feira Internacional de Turismo, juntamente com a ministra do Turismo do governo Lula, Daniela Carneiro. O parlamentar ressaltou ainda que vários empresários brasileiros também vão a Cuba para prospectar negócios na ilha caribenha.

“Vamos levar esses empresários para entender a importância econômica de Cuba para a região do Caribe e conhecerem a oportunidade de expandirem as exportações para a região via Porto de Mariel, podendo se tornar um grande entreposto comercial para o nosso País”, ressaltou.

Héber Carvalho

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também