Líder do PT defende plebiscito para constituinte exclusiva destinada à reforma política

VICENTINHO-PLENARIO

O líder do PT na Câmara, Vicentinho (SP), defendeu hoje (15) a realização de um plebiscito para consulta à população sobre a criação de uma assembleia constituinte voltada exclusivamente a uma ampla e profunda reforma política, incluindo o financiamento público de campanhas eleitorais. ‘’ O atual sistema político-eleitoral favorece a corrupção endêmica que nos caracteriza há séculos’’,  disse o líder, ao lembrar que  o problema surge do financiamento privado de campanhas, submetendo os eleitos às pressões dos financiadores.

‘’Nosso sistema político-eleitoral privilegia as campanhas endinheiradas. A reforma política é necessária para que haja um financiamento de campanha igualitário, com prioridade para todos, independentemente  da sua classe social’’, afirmou Vicentinho.

Na terça-feira (14), o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB), recebeu abaixo-assinado pela realização do  plebiscito.  O  documento, contendo 7,5 milhões de assinaturas, é uma iniciativa do movimento Plebiscito Constituinte, que reúne 477 entidades, entre movimentos sociais, sindicais e organizações políticas.

O objetivo do movimento é pressionar os parlamentares para que aprovem um projeto de decreto legislativo convocando plebiscito sobre o tema. O documento também foi entregue à presidente Dilma Rousseff e ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski.

Mobilização – Vicentinho  observou que cada vez mais têm aumentado os custos para as eleições a cargos executivos e legislativos.  ‘’ Um sistema que é baseado no financiamento privado é um sistema de eleição de lobista e não de parlamentares, pervertendo a função essencial do Parlamento, que é a de representar a totalidade da população brasileira’’, disse. ‘’ A reforma política é a mãe de todas as reformas e só acontecerá com mobilização popular”.

Para ele, o grande mérito do movimento popular pelo plebiscito  é pavimentar um caminho para que ‘’  se estanque a corrupção no País, propiciando condições igualitárias de participação nos pleitos eleitorais a todos os brasileiros e permitindo que todos os segmentos sociais tenham representação política nos cargos eletivos do Executivo e do Legislativo’’.

Equipe PT na Câmara 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também