Juliana Cardoso (SP)

Juliana Cardoso é a primeira mulher de descendência indígena eleita deputada federal pelo PT (SP). Em sua base de atuação estão as pautas dirigidas aos direitos humanos, à população mais vulnerável como moradia digna; defesa dos direitos dos indígenas; da criança e adolescente; das mulheres; acesso à educação, cultura e saúde de qualidade.

Formada em Gestão Pública, Juliana iniciou sua trajetória no poder Legislativo em 2009, com apenas 28 anos, ao assumir o mandato de vereadora pelo PT na Câmara Municipal de São Paulo. Foi a única mulher vereadora do PT na Câmara Municipal durante 12 anos. Atualmente está em seu quarto mandato como vereadora.

Filha de pai indígena (originário dos Terenas/Aquidauana-MS) e mãe negra, Juliana nasceu e cresceu na zona leste, periferia da capital paulista. A sua formação política foi nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da igreja católica, além de sempre lutar pelo fortalecimento do SUS.

Vereadora em São Paulo, Juliana Cardoso foi responsável pela criação do Conselho Municipal dos Povos Indígenas, criado a partir da Lei 15.248/2010, de sua autoria, a fim de garantir participação e diálogo direto com o poder público sobre o encaminhamento das demandas da população indígena. Esteve ao lado dos indígenas nos enfrentamentos pelo direito à terra, contra a desocupação em diversos pontos de aldeados e em defesa de indígenas nas zonas urbanas da capital paulista.

Juliana é responsável por oito projetos de lei que criam parques e visam a preservação do verde e áreas de laser e contato com a natureza na cidade de São Paulo. Sete estão em andamento e, um deles aprovado, –  o PL 139/2014, que institui o Parque Municipal Fazenda da Juta.

Também é autora da Lei 15.945/2013, que criou as Casas de Parto para atendimento à mulher no período gravídico-puerperal, atuando de maneira a complementar as unidades de saúde existentes; e da Lei 16.602/2016, permitindo a presença de doulas durante o parto em todos os estabelecimentos de saúde públicos e privados na capital paulista.

Na Câmara Federal, caminhando com o Coletivo Sonho Resistência e Luta, trabalhará com essas pautas e mais pela demarcação das terras indígenas, pelo fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Juliana foi eleita com 125.517 votos na última eleição.

ÚLTIMAS POSTAGENS