Juliana Cardoso pede ao MP suspensão da urgência para o projeto do Marco Temporal

Deputada Juliana Cardoso (PT-SP) - Foto: Gustavo Bezerra

A deputada federal Juliana Cardoso (PT-SP) protocolou representação junto ao Ministério Público Federal pedindo a suspensão do regime urgência para a tramitação do projeto de lei (PL 490/2007), que propõe a aplicação do marco temporal na demarcação de terras indígenas.

Isso significa que apenas as terras já ocupadas por povos indígenas até 5 de outubro de 1988 – data da promulgação da Constituição – podem ser reivindicadas por eles.

“Esse projeto é um retrocesso, ele coloca em risco os direitos das comunidades indígenas e a preservação de suas terras”, argumentou a deputada que é indígena.

Na representação, Juliana Cardoso alega graves violações de direitos constitucionais dos povos indígenas, assegurados na Constituição Federal. E ainda aponta que a matéria pode trazer impactos climáticos negativos.

“Se for aprovado o projeto pode trazer consequências devastadoras para as comunidades indígenas e para o meio ambiente do nosso País”, alerta.

A urgência para o PL 490 foi aprovada pelo plenário da Câmara dos Deputados, com o voto contrário da Bancada do PT,  na noite da última quarta-feira (24). O presidente da Casa, deputado Arthur Lira (PP-AL), já anunciou que pretende analisar o mérito da proposta nesta semana.

Da Assessoria de Comunicação do Mandato Juliana Cardoso

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também