O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou nesse domingo (14) com Josep Borrell Fontelles, vice-presidente da Comissão Europeia e Alto Representante da União Europeia para Assuntos Externos.
A reunião aconteceu na sede da chancelaria da União Europeia, em Bruxelas. Acompanharam o encontro o ex-chanceler brasileiro Celso Amorim e o ex-ministro Aloizio Mercadante.
Josep Borrel esteve recentemente no Brasil para discutir a COP 26, que fechou a negociação ontem com um acordo aquém de expectativas mais avançadas sobre o tema. Nos governos do PT, o Brasil liderava a discussão sobre sustentabilidade no mundo.
Lula falou que é necessário avanços no G-20 e na ONU para um debate sobre cooperação e para o enfrentamento de temas globais, como a emergência climática.
Lula e Borrell também conversaram sobre a conjuntura da América Latina e União Europeia, e da importância desse diálogo e cooperação para a construção de um mundo multipolar.
1 – Encontro com Josep Borrell, vice-presidente da Comissão Europeia e Alto Representante da União Europeia para Relações Exteriores. Conversamos muito sobre a conjuntura brasileira e latino-americana.
📷 @ricardostuckert pic.twitter.com/RcgTMR9mgY
— Lula (@LulaOficial) November 14, 2021
2 – Ele nos relatou preocupação com a urgência climática e com a viabilização do acordo Brasil União Europeia. E defendeu uma multipolaridade política, tecnológica e comercial. Combinamos de seguir em diálogo e trocando impressões.
📷 @ricardostuckert pic.twitter.com/lt2EPd3vFZ
— Lula (@LulaOficial) November 14, 2021
Acompanhe os principais compromissos de Lula durante a viagem:
Lula se reúne com secretária-geral da Confederação Sindical Mundial
Lula encontra-se com Olaf Scholz, vencedor da eleição alemã
Lula se reúne com presidente da Fundação Friedrich Ebert, Martin Schulz
Lula se encontra com Yasmin Fahimi e Isabel Cademartori, deputadas do SPD
Do site lula.com.br