O deputado João Daniel (PT-SE) lembrou em plenário nesta terça-feira (2) que há exatos 20 anos encerrava a mais longa greve nacional dos petroleiros, que durou 32 dias. Ao parabenizar os petroleiros, afirmou que eles – que são o bem mais importante da Petrobras – provaram naquela ocasião grande capacidade de resistência aos ataques do governo Fernando Henrique Cardoso.
O deputado fez ainda uma comparação com o atual momento da empresa, destacando o papel fundamental que os petroleiros também desempenham agora. Há 20 anos, ressaltou João Daniel, eles resistiram às manipulações e repressões de FHC para impedir a privatização da Petrobras; atualmente, precisam suportar os ataques da oposição, da mídia e dos especuladores, que através da Operação Lava-Jato, têm o mesmo objetivo de vender a Petrobras.
“O que acontece na Operação Lava Jato é uma clara intenção de depreciar o patrimônio da Petrobras, para justamente encontrar argumentos para entregarem a empresa ao capital internacional, ou seja, o desejo sôfrego de privatizar a empresa”, ressaltou o parlamentar.
João Daniel destacou ainda o poder de resistência da categoria, diante da força da mídia, da repressão do governo e da manipulação para colocar o povo contra os trabalhadores. “Ocorreram demissões de milhares de trabalhadores e de lideranças, enfrentaram a arbitrariedade de FHC, que mandou que soldados e tanques ocupassem a empresa”, detalhou.
O deputado lembrou ainda que a Federação Única dos Petroleiros e seus sindicatos levaram multas milionárias por colocar em xeque os julgamentos viciados do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que decretou abusiva uma greve legítima e legal.
“Além de ter impedido a privatização da Petrobrás, como queriam e querem os tucanos e demos, a greve uniu toda a classe trabalhadora, levando a todos os cantos do Brasil a expressão: Somos todos petroleiros”, pontuou.
PT na Câmara