João Daniel destaca publicação que alerta para impactos do uso dos agrotóxicos

joaoDaniel

O deputado João Daniel (PT-SE) registrou em pronunciamento no plenário o lançamento recente da segunda edição do livro Dossiê Abrasco: um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde. “Esse livro, lançado a partir da campanha contra os agrotóxicos e pela Vida, da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), traz uma grande contribuição na luta que vem sendo travada contra o uso indiscriminado do agrotóxico no País”, disse.

De acordo com João Daniel, “o livro é, na verdade, um dossiê contra o silêncio que se quer impor em relação aos males que o veneno agrícola provoca e traz várias análises sobre a ação dos agrotóxicos e as saídas para a substituição do seu uso”.

 “Na abertura do livro temos um texto da bióloga e ecologista norte-americana Raquel Carson, autora do livro Primavera Silenciosa, lançado no Brasil em 1964, onde ela denuncia vários efeitos negativos do uso do DDT, inclusive sobre a sua ação em todo o ecossistema, ou seja, sob o solo, águas, fauna e flora, atingindo toda a cadeia alimentar, chegando até aos humanos”, disse o petista.

 Ainda de acordo com o parlamentar do PT, a autora “destacava a necessidade da ampla divulgação dos malefícios daquele produto e dizia: a obrigação de suportar nos dá o direito de saber. Ocultar ou justificar os males dos agrotóxicos, como se vê, é um estratagema usado desde muito tempo, para beneficiar os produtores tanto dos agrotóxicos e os empresários do agronegócio”.

 O deputado João Daniel criticou, inclusive, a aprovação pela Câmara recentemente do PL 4148/08, que retira o destaque da indicação de elementos transgênicos nos produtos. “Com isso, ficam os produtores obrigados apenas a indicar em letras pequenas a existência de transgênicos  em sua fórmula. Na Comissão de Agricultura estamos tendo dificuldades de aprovar um projeto que trata da identificação digital na embalagem dos agrotóxicos. A própria designação de defensivos agrícolas para os agrotóxicos é também uma forma de buscar dissimular a natureza nociva desses produtos”, explicou.

 Alguns discursos em defesa do agrotóxico, acrescentou o deputado João Daniel, “ com forte conotação ideológica de direita tentam estabelecer uma relação, no mínimo preocupante, ao afirmar que os pobres não têm escolha: ou se alimentam de alimentos contaminados, ou não se alimentam. Isso é uma falácia, até porque existem evidências documentadas em todo o mundo que comprovam que a produção de alimentos intoxicados não é uma necessidade irremediável para assegurar o abastecimento de uma população mundial crescente”.

Gizele Benitz

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100