Investimento em eventos esportivos indígenas cresce 100 vezes em três anos

AndresSanchez salu

O Secretário Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte, Evandro Garla, informou nesta quarta-feira (19), na Comissão de Esportes da Câmara, que o governo federal tem aumentado fortemente os investimentos em eventos esportivos indígenas no Brasil nos últimos anos. De acordo com o secretário, a liberação de recursos para atender as demandas das comunidades tradicionais saíram de R$ 100 mil, em 2012, e devem alcançar R$ 10 milhões até o final deste ano.

As declarações ocorreram durante audiência pública proposta pelo deputado Andrés Sanchez (PT-SP), que debateu ações, perspectivas e o legado que os primeiros Jogos Mundiais Indígenas deixarão para o fomento da prática esportiva entre os povos.

“O Ministério do Esporte tem cumprido o seu papel de apoiar a organização dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, e também no investimento de eventos que promovem a prática esportiva entre as comunidades indígenas”, afirmou Evandro Garla.

Entre as principais ações da pasta, o secretário destacou a implementação do programa Esporte na Escola (em 69 unidades de ensino indígenas); e na realização dos Jogos de Arquearia Indígena do Amazonas para o Rio 2016 (em 2013), dos Jogos da etnia Pataxó (novembro de 2014) e dos Jogos do Xingu (julho de 2015).

A realização do I Fórum Nacional de Políticas Públicas Para os Povos Indígenas, que reuniu representantes de 190 etnias de todos os estados brasileiros, também foi uma ação que contou com o apoio do governo federal, por meio do ministério.

Ao lembrar as dificuldades para o poder público desenvolver ações esportivas para os povos indígenas, o deputado Andrés Sanchez destacou o benefício que os jogos trarão para as comunidades.

“Sei das dificuldades para incentivar o esporte. Se os governos não conseguem cuidar de forma adequada nem do esporte nas cidades, imagina nas aldeias. Mas vocês estão de parabéns pelo que fazem, e tenham a certeza de que o esporte é um dos principais meios para a amizade entre os povos”, ressaltou Sanchez aos líderes indígenas presentes.

Equipamentos- Já o deputado o deputado Ságuas Moraes (PT-MT), Presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas, reivindicou a construção de equipamentos esportivos nas aldeias.

“Em todas as comunidades indígenas que visito a questão do lazer do esporte é muito forte. Em todas que visito vejo um campo de futebol, mas sinto a falta de equipamentos públicos construídos pelo Estado”, observou o petista.

Ainda de acordo com o parlamentar, no estado do Mato Grosso existem 42 povos indígenas. E como alguns povos contam com mais de um território, seriam necessárias cerca de 50 quadras poliesportivas para beneficiar todas as etnias.

Também participaram do debate o Articulador dos Jogos Mundiais Indígenas, Newton Galache; o Coordenador Técnico dos Jogos Indígenas Pataxó, Karkaju Pataxó; e a Coordenadora do I Fórum Nacional de Políticas de Esporte e Lazer para os Povos Indígenas, Beleni Grando.

O deputado Nilto Tatto (PT-SP) compareceu à audiência pública.

Héber Carvalho

Foto: Salu Parente
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também