Helder Salomão denuncia distorção de fatos na mídia e defende avanços no combate à corrupção

helder gustavo 2015Em artigo, o deputado Helder Salomão (PT-ES) rebate a posição do jornal O Globo que tenta colar a tese de que a corrupção aumentou com os governos do PT e ainda tenta desqualificar a multiplicação de recursos e autonomia para a Polícia Federal a partir do primeiro mandato do governo Lula.

O parlamentar lembra que o aumento do combate à corrupção fez crescer a exposição do tema em todos os meios. “A corrupção está presente no Brasil desde 1500. Porém, devido à omissão da história oficial, a informação não chega completa ao nosso conhecimento. Mesmo com um longo caminho a ser percorrido, atestamos que o momento atual é muito diferente de um passado recente, em que os escândalos de corrupção eram jogados para debaixo do tapete ou para dentro das gavetas da impunidade”. Leia a íntegra:

“Sem retrocesso”
Helder Salomão*

Pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada em novembro de 2015, mostrou um dado importante: pela primeira vez, desde que a série histórica teve início em 1996, a corrupção superou a saúde, a educação e a segurança pública, e passou a ser o maior problema do Brasil, na percepção dos brasileiros. Muitos se apressaram a concluir que houve aumento da corrupção no país. Será essa a realidade? A corrupção está presente no Brasil desde 1500.

Porém, devido à omissão da história oficial, a informação não chegou completa ao nosso conhecimento. No entanto, há pesquisas, relatos e estudos críticos que revelam, por exemplo, o envolvimento de muitas lideranças políticas em escândalos de corrupção ao longo dos tempos. Na última década, as atuações da Polícia Federal e do Ministério Público passaram a ser mais vigorosas, com o aumento das investigações e punições a quem pratica atos ilícitos.

Mesmo com um longo caminho a ser percorrido, atestamos que o momento atual é muito diferente de um passado recente, em que os escândalos de corrupção eram jogados para debaixo do tapete ou para dentro das gavetas da impunidade. Isso explica, em certa medida, por que a percepção dos brasileiros sobre a corrupção era menor anos atrás. Com o aumento do combate à corrupção, cresceu também a exposição do tema em todos os meios sociais.

Soma-se a isso a tentativa perversa de desestabilizar o atual governo. Esta ação articulada tem o protagonismo de setores importantes da mídia, de lideranças da direita brasileira ligadas aos partidos, a órgãos de investigação e da Justiça, que trabalham para colar nas imagens do governo e do PT toda a responsabilidade pela corrupção praticada no Brasil nos últimos anos. Para isso, promovem vazamentos de denúncias — sem provas — contra pessoas ligadas ao governo, escondem investigações e denúncias contra membros da oposição, além de investigarem e punirem seletivamente.

Embora na atualidade haja no país maior combate à corrupção, os erros cometidos por alguns membros do governo federal e do PT serviram de combustível e álibi para a direita construir a tentativa de golpe. É absurda e imoral a ação que tenta responsabilizar um governo, e um partido, por todos os problemas de corrupção no Brasil. Devemos admitir os erros cometidos por alguns membros dos governos do PT, mas não podemos permitir retrocessos e nem a interrupção do processo de consolidação da democracia brasileira. Defendo com firmeza que todos os que tiverem envolvimento comprovado com práticas de corrupção, de todos os partidos, devem ser punidos exemplarmente.

*Deputado federal (PT-ES)
Artigo originalmente publicado no jornal O Globo (29/02/2016).

PT na Câmara

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também