Guimarães requer inclusão de agricultores familiares em grupo prioritário da vacinação

O líder da Minoria na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), apresentou Indicação (INC nº 219/2021) em que solicita a inclusão de agricultores e agricultoras familiares entre os grupos prioritários para a vacinação contra a Covid-19.

Segundo Guimarães, esses profissionais estão entre os que mais sofrem com as restrições da pandemia. “Boa parte da comercialização da colheita é feita de forma direta, em feiras livres, que têm sofrido diminuição de público, ou entregas domiciliares. As formas de escoar a produção estão restritas, dificultando o acesso a alimentos, preço e renda dos produtores”, avalia.

José Guimarães sustenta que as medidas em tramitação na Câmara de apoio aos trabalhadores do campo, ainda que importantes, são insuficientes, principalmente após o veto do presidente Jair Bolsonaro à Lei Assis Carvalho, aprovada em julho passado. Entre os pontos descartados pelo presidente, estavam a concessão do auxílio emergencial de R$ 600 e a garantia de um programa de apoio às atividades campesinas.

“O contato com outros agentes é fundamental para escoar o plantio dessas famílias. Só a vacina vai trazer garantia de volta à normalidade de produção e vendas para esse setor que garante alimentação na mesa de muitos brasileiros”, conclui.

Leia a íntegra da INC nº 219/2021:

INC-219-2021

Assessoria de Comunicação

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também