Guimarães defende responsabilidade institucional e anuncia unidade pela retomada do crescimento econômico

guimaraes GustavoB

O líder do Governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), afirmou nesta terça-feira (8) que a base do governo está unida e quer votar os projetos que vão garantir a retomada do crescimento econômico, com geração de emprego e renda no País. As declarações foram feitas logo após reunião da base aliada com o ministro Ricardo Berzoini, da Secretaria de Governo da Presidência da República. “O nosso governo, e a base aliada, estão firmes na unidade para colocar o País para funcionar”, reforçou.

José Guimarães detalhou que durante a reunião foi feito um balanço da conjuntura atual, e que a disposição dos 14 líderes da base que participaram do encontro é de união, serenidade, firmeza e responsabilidade institucional. “Sobre a obstrução que a oposição anuncia, nós entendemos que ela é prejudicial ao Brasil. Acirrar no momento não é o melhor caminho. O melhor caminho é chamar o Congresso Nacional para votar as matérias de interesse do País; unidade da base para garantir quórum e vencer a obstrução e, ao mesmo tempo, dizer da enorme responsabilidade que nós temos com o Brasil, com a sociedade e com a retomada do crescimento econômico”, enfatizou.

O líder do governo fez questão destacar que nem o governo nem os líderes da base querem o confronto. “Nós queremos e defendemos estabilidade política. O Brasil tem governo e não é com arroubos de quem quer que seja que nós vamos quebrar essa institucionalidade. A ordem democrática sempre será preservada pelo nosso governo”, afirmou Guimarães. Ele acrescentou que a melhor forma de preservar essa ordem é colocando o Parlamento para funcionar.

Coordenação Política – O deputado José Guimarães também participou hoje da reunião da Coordenação Política do Governo. Ele disse que a presidenta Dilma reforçou a disposição do governo para desenvolver ações que garantam a retomada do crescimento da economia. “O recado da presidenta Dilma e dos líderes da base é: queremos que o Congresso funcione com a retomada de votações na Câmara e no Senado. Não interessa ao País o Parlamento parado, não interessa ao Brasil essa obstrução sem critério”.

O líder do governo anunciou que o governo vai tomar uma série de medidas, até o final do mês, para ajudar aquecer a economia brasileira. Entre elas, Guimarães citou o Pronatec 2 e o Minha Casa Minha Vida 3. “Esse exitoso programa habitacional do governo é o maior programa de geração de emprego e reaquecimento da construção civil”, observou.

Ainda, segundo Guimarães, o governo vai liberar crédito para micro e pequena empresa, até o final do mês de março; concluirá ações que garantam investimentos para resolver problemas hídricos. “Estamos também criando todas as condições para a queda dos juros e para a retomada do crescimento, com geração de emprego e renda. A instabilidade política não pode sufocar, não pode emparedar a retomada da nossa economia. É disso que se trata a obstrução da oposição, de tentar emparedar o governo”, alertou.

Vânia Rodrigues

Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também