Grupo promove exposição em homenagem à participação do Brasil na 2ª Guerra

 Zarattini gustavoB

Será no próximo dia 6 de julho (quarta-feira), às 10h30, no Espaço Cultural Mário Covas, Anexo II da Câmara dos Deputados, a solenidade de inauguração da exposição em homenagem à participação do Brasil na derrota do nazifascismo. O evento é uma realização do Grupo Parlamentar Brasil-Itália em parceria com as Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) e a Embaixada da Itália.

 Tendo como principal inspiração a Segunda Guerra Mundial, a exposição conta parte da atuação da força militar brasileira, conhecida como Força Expedicionária Brasileira (FEB), que lutou na Europa, especialmente na Itália, ao lado de países Aliados contra os países do Eixo. A FEB contou com um efetivo de 25.334 mil homens. O saldo da participação na guerra foi de 450 praças, 13 oficiais e 8 pilotos mortos, somando ainda mais aproximadamente 12 mil feridos pelos combates.

O presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Itália, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), destacou a importância da homenagem simbólica aos combatentes. “Precisamos manter viva a história desses homens que combateram as tropas nazistas. Os pracinhas conseguiram importantes vitórias na Itália em Monte Castelo, Turim, Montese, por exemplo. Esse esforço precisa ser lembrado”.

A principal ação militar brasileira aconteceu principalmente na organização da campanha da Itália, onde os brasileiros foram para o combate ao lado das forças estadunidenses.

A solenidade contará com a presença dos Comandantes da Marinha, Exército e Aeronáutica, do novo Embaixador da Itália, Antonio Bernardini, da Vice-Presidente da Câmara dos Deputados da Itália, deputada Marina Sereni, e de parlamentares italianos em missão oficial ao Brasil. A exposição poderá ser visitada pelo público desde hoje  4 a 8 de julho no Espaço Cultural Mário Covas, Anexo II da Câmara dos Deputados.

 SERVIÇO:

 Exposição Participação do Brasil na derrota do Nazi-fascismo.

Período: 4 a 8 de julho de 2016

Local: Espaço Cultural Mário Covas, Anexo II da Câmara dos Deputados

Solenidade de inauguração: dia 6 de julho, às 10h30

Assessoria Parlamentar

Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também