Governo Lula continua entrega de casas esquecidas por Bolsonaro

Lula e uma das mais de 5 mil famílias já beneficiadas com a retomada das obras do Minha Casa Minha Vida (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O governo Lula continua a finalizar e entregar à população as moradias do Minha Casa Minha Vida que Jair Bolsonaro simplesmente abandonou no meio do caminho.

Com a entrega, nesta terça-feira (4), de mais 336 unidades no Recife, já são 5.021 residências concluídas em apenas três meses. E, até o fim de maio, outras 7,1 mil serão entregues em todo o Brasil. O objetivo é finalizar as obras de 30 mil casas até o fim do ano.

Cerca de 1.300 pessoas viverão no Condomínio Ruy Frazão, onde ficam as casas entregues nesta terça-feira, após anos de mobilização do MLB (Movimento de Luta dos Bairros, Vilas e Favelas).

Presente no evento (assista abaixo), o senador Humberto Costa (PT-PE) parabenizou as famílias e celebrou a retomada do programa habitacional. “Com o presidente Lula, o Minha Casa Minha Vida volta a ser um programa importante para construir justiça social neste país.” 

Já o ministro das Cidades, Jáder Filho, lembrou que a determinação de Lula é não só finalizar as obras que foram interrompidas por Bolsonaro como prever novas construções. Até 2026, recordou, o governo federal vai contratar 2 milhões de novas habitações.

“As pessoas que moram em áreas de encosta, as pessoas que pagam aluguel têm pressa. E nós precisamos ter pressa de entregar casa para essas pessoas”, disse o ministro.

De volta e reformulado

O governo Lula retomou oficialmente o Minha Casa Minha Vida em 14 de fevereiro, com uma Medida Provisória que moderniza o programa habitacional e enfatiza a prioridade ao atendimento da Faixa 1, voltada a pessoas de baixa renda e que foi extinta por Bolsonaro.

Além disso, o Minha Casa Minha Vida gera trabalho e renda, promove o desenvolvimento econômico e social e amplia a qualidade de vida da população. As habitações podem ser oferecidas sob forma de cessão, doação, locação, comodato, arrendamento ou venda, mediante financiamento ou não.

O programa é fundamental para um país que tem mais de 281 mil pessoas em situação de rua, segundo estudo preliminar do Ipea de 2022) e um déficit habitacional de 5,9 milhões de domicílios, sem falar nos 24,8 milhões de imóveis com algum tipo de inadequação.

 

PTNacional, com informações do Palácio do Planalto

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também