Gleisi propõe adicional no salário do motorista de transporte de carga

Presidenta do PT, deputada Gleisi Hoffmann. Foto: Paulo Sergio/Câmara dos Deputados

Tramita na Câmara o projeto de lei (PL 1770/22), da deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), que determina que o acréscimo de atividades na jornada do motorista de transporte de cargas exigirá um adicional de no mínimo 15% nos salários e benefícios pagos ao profissional. “A proposta pretende evitar práticas abusivas”, argumenta a parlamentar.

Gleisi Hoffmann explica que algumas empresas estão obrigando os motoristas  a realizarem o trabalho de entrega ou descarga das mercadorias, inclusive contrariando o previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) sobre os deveres do motorista profissional empregado (Art.235-B), sem alteração na composição remuneratória, “configurando alteração unilateral indevida por esses empregadores”.

A proposta da parlamentar petista insere dispositivos na CLT para determinar que o acréscimo de atividades acessórias ou complementares, inclusive relativas ao processo de entrega ou descarga de mercadorias, deverá ser previsto em convenções e acordos coletivos de trabalho. Deverão ser respeitadas ainda as condições de saúde e de segurança dos motoristas de cargas.

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Leia a íntegra:

https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=node01cunc0v0j0eo81tt3lqqh0zb0e322627.node0?codteor=2191834&filename=PL+1770/2022

 

Da redação, com Agência Câmara

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também