Gleisi e Rosário acionam STF para investigar posts mentirosos de Bia Kicis e Zambelli sobre PM morto na Bahia

A presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), e a deputada Maria do Rosário (PT-RS) encaminharam hoje (30) ao Supremo Tribunal Federal uma denúncia contra as deputadas bolsonaristas Bia Kicis (PSL-DF) e Carla Zambelli (PSL-SP) por terem feito publicações mentirosas nas redes sociais a respeito de um policial militar morto no último domingo em Salvador.

Elas solicitam ao ministro Alexandre de Moraes que as duas deputadas bolsonaristas sejam investigadas no âmbito de inquérito em curso desde o ano passado, no STF, a respeito da disseminação de fake news e mentiras nas redes sociais. Moraes é relator do inquérito.

“É inadmissível que as deputadas federais se aproveitem de uma tragédia, que poderia ter sido muito maior, para propagar mentiras, incitar o caos e a desinformação, sob um ato revestido de antidemocracia institucional”, afirmam as petistas.

Em defesa da democracia

Na notícia de fato, Gleisi e Rosário destacam a atuação de Bia Kicis, que nas redes sociais conclamou a PM da Bahia a um motim. Kicis é presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a principal da Câmara dos Deputados.

“A condição de parlamentar não permite incitar o cometimento de crimes, tampouco a condição de presidente da CCJ, devendo o ato de estimular um motim por parlamentar ser considerado gravíssimo, sobretudo por estar, mais uma vez, desafiando o Poder Político democraticamente escolhido pela população, instigando que as Polícias Militares tomem um posicionamento político que não lhes cabem”, denunciam as duas parlamentares do PT.

Surto psicótico

A deputada bolsonarista qualificou de herói o PM baiano que sofreu um surto psicótico e atirou contra colegas, sendo morto por eles. Kicis distorceu tudo e atribuiu a morte do soldado às medidas de combate à pandemia de Covid-19 decretadas pelo governador Rui Costa (PT).

Já Zambelli compartilhou mensagem na sua conta do Twitter, deturpando o episódio que ocorreu com o PM, e, a exemplo de sua colega bolsonarista, tentou induzir seus seguidores de que o surto do soldado seria em virtude de pressões do governo do estado da Bahia para manter o lockdown, medida de contenção da Covid-19 preconizada por cientistas mas combatida pelo governo do capitão Jair Bolsonaro.

Na mesma ocasião, a presidente da Comissão da Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aproveitou-se da morte do PM para criticar o governo da BA na sua conta do Twitter.

Transgressoras da lei

Tanto Kicis como Zambelli apagaram depois as publicações, mas na petição das deputadas do PT hás os prints das postagens. Gleisi e Rosário argumentam que as manifestações das duas bolsonaristas devem ser investigadas pelo STF pois “desbordam os limites do direito à manifestação do pensamento”.

“Compreende-se, portanto, que tais publicações no Twitter, ainda que deletadas pelas deputadas federais, demandam investigação desta Suprema Corte no âmbito do inquérito supracitado, motivo pelo qual o peticionante leva tais fatos ao conhecimento de Vossa Excelência, para que, se assim entender, promova-lhes a devida apuração”, argumentam Gleisi Hoffmann e Maria do Rosário.

Gleisi Hoffmann protocolou nesta terça-feira (30) representação em que requer a abertura, no Conselho de Ética da Câmara, de processo ético e disciplinar contra Bia Kicis (PSL-DF), por quebra de decoro parlamentar. Os motivos são os mesmos apontados na notícia de fato encaminhada por ela e Rosario ao STF contra Kicis e Zambelli.

Leia mais:
PT ingressa com representação no Conselho de Ética contra Bia Kicis por quebra de decoro parlamentar

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também