Genoino diz que Lula criou novos paradigmas para um Brasil melhor

genoinoO deputado José Genoino (PT-SP) ocupou a Tribuna nesta quarta-feira para destacar os novos paradigmas do governo do Presidente Lula que, na sua avaliação, estão mudando o Brasil para melhor.

“Paradigmas novos alternativos aos paradigmas do modelo neoliberal, recuperando o papel do Estado como articulador, como promotor do investimento produtivo e das políticas públicas, afirmando políticas de distribuição de renda, o que dá uma qualidade ao crescimento econômico”, disse.


Genoino citou ainda a defesa da soberania nacional como um dos pilares da nossa política de inserção no mundo, “tanto nas relações econômicas, nas relações comerciais e financeiras, como no protagonismo político da diplomacia presidencial exercida pelo Presidente Lula”, disse.

José Genoino lembrou que no governo Lula a média do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) foi em torno de 4,1%. “Temos ainda a produção industrial que, apesar de uma acentuada queda, como reflexo da crise, começa a aumentar e recuperar o crescimento que, em relação ao mês anterior, chega a 1,1%. Em relação à produtividade da indústria, declaração do próprio Instituto de Estudos para Desenvolvimento Econômico afirma que o crescimento da produtividade da indústria em 2008 foi de boa qualidade, porque se deveu à expansão da produção física, bem como das horas pagas e do emprego”.

Com relação ao crescimento do comércio varejista, o deputado José Genoino afirmou que “o crescimento é resultado direto da política de distribuição de renda do governo Lula, que colocou no mercado consumidor em torno de 15 a 20 milhões de pessoas”.

Ele destacou ainda o crédito para pessoa física e jurídica, recuperado mesmo no quadro de contenção devido à crise. “Apesar da crise os indicadores mostram que estamos com bom desempenho no comércio internacional. A inflação está sob controle. Isso é público, ninguém questiona. E há criação de emprego. Mês a mês está-se recuperando o número de empregos com carteira assinada”.

Em relação ao salário mínimo, acrescentou Genoino, “recuperamos o poder de compra no período do governo Lula. Mesmo diante dos efeitos da crise, é a única experiência que mostra que houve um aumento do poder de compra do salário mínimo”. “Nas negociações salariais, ao longo do período do governo Lula, aconteceram com ganhos na maioria dos casos. Em 78% dos casos, houve ganhos acima da inflação. Esses resultados somados à estabilização da tendência à queda do Risco Brasil e do desempenho da economia brasileira no cenário internacional e no cenário interno, mostram que o Governo Lula está mudando o Brasil. Com essa nossa experiência ao longo desses 6 anos e meio, estamos construindo um projeto que está mudando o Brasil, um projeto democrático, um projeto popular e um projeto soberano do ponto de vista da presença do Brasil no mundo”, frisou José Genoino.


Gizele Benitz

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também