Gastar com critério

 Remunerar bem os servidores públicos não pode ser visto como um gasto, mas como um investimento na qualidade do Estado, para que este cumpra sua função primordial de atender às necessidades e demandas da população

Para que os serviços públicos tenham eficácia, é fundamental que os servidores sejam profissionalizados, treinados, motivados e, sobretudo, bem pagos.

Para implantar programas e planos de ação de longo prazo, os governos precisam de uma máquina administrativa permanente e capacitada que dê conta desde o aprimoramento na arrecadação dos impostos até a realização de obras de infraestrutura em todo o país.

No passado recente, prevaleceu no Brasil a política do Estado mínimo, responsável pelo sucateamento da administração pública federal.

Terceirização de atividades essenciais, baixa remuneração, ausência absoluta de profissionalização e desprestígio dos servidores junto à sociedade foi o legado recebido pelo governo do presidente Lula. A capacidade de atuação do Estado estava comprometida, dado o quadro de abandono e descaso com os servidores.

Um componente essencial do sucesso do governo Lula é a melhoria da qualidade dos gastos públicos.

O mesmo nível de gasto pode gerar efeitos muito diferentes, a depender do direcionamento dos recursos.

Com servidores profissionalizados, bem treinados, mais bem remunerados e mais motivados, na atual gestão cortaram-se desperdícios e se enfatizou o investimento, tanto em obras físicas, tais como as contempladas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), quanto em investimentos sociais.

Simultaneamente a uma nova política salarial, o governo está implantando um processo de avaliação de desempenho, através do estabelecimento de metas em todas as áreas. Isso demonstra o compromisso com a qualidade do serviço público e com a profissionalização do servidor. Somente com investimentos em treinamento e com salários dignos é que o gestor tem condições de exigir resultados. Isto é bom para o país e para a sociedade, especialmente para quem paga os impostos.[readon1 url=”http://news.bbc.co.uk”]Source: BBC[/readon1]

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também