Frente Parlamentar em Defesa do Samba e da Valorização do Carnaval Brasileiro é criada na Câmara

Foto: Clarildo Menezes/Prefeitura de Maricá

A Câmara dos Deputados criou a Frente Parlamentar em Defesa do Samba e da Valorização do Carnaval. A iniciativa tem sido celebrada por sambistas, artistas e profissionais do Carnaval que enxergam, na Frente Parlamentar, uma oportunidade para o fortalecimento e a preservação da cultura do samba e do carnaval no país. O colegiado foi criado na última semana.

A posse do secretário executivo da Frente, Clayton Ferreira, ocorreu na última sexta-feira (12). Na cerimônia, estiveram presentes diversos nomes ligados ao samba e ao Carnaval brasileiro, como Kaxitu Campos (presidente da Fenasamba), Wallace Palhares presidente (LigaRJ), Pedro Henrique (diretor comercial da Liga-RJ), Tatiana dos Santos Ireneu Alves (presidente da escola de samba Arranco), e Leandro Oliveira Queiroz (Liga das escolas de Samba de Guarulhos), entre outros.

Criada para debater e estimular agendas e estudos relacionados à indústria criativa do carnaval, a Frente Parlamentar em Defesa do Samba e da Valorização do Carnaval Brasileiro tem como objetivo principal propor políticas públicas que visem a promoção, difusão e preservação do samba, estimulando a criação e o fortalecimento de projetos culturais que valorizem o samba e o carnaval brasileiro. A criação do grupo suprapartidário é uma iniciativa dos deputados Washington Quaquá (PT-RJ) e Ricardo Abraão (União Brasil-RJ) e contou com 204 assinaturas de deputados e deputadas favoráveis à instauração da Frente. Eram necessárias apenas 178.

Reunião para formação da Frente Parlamentar. Foto: Divulgação Mandato

Expressão cultural

O samba é uma das expressões culturais mais populares do Brasil, com uma rica história que remonta ao final do século XIX. Além de sua importância cultural, o samba também tem um grande impacto no turismo e na economia do país, especialmente durante o carnaval, que é um dos maiores eventos turísticos do Brasil.

O deputado Washington Quaquá argumenta que, a partir da apresentação de projetos legislativos voltados para o estímulo de agendas e estudos relacionados à indústria criativa do carnaval, a Frente poderá contribuir para o fortalecimento do turismo e da economia, gerando mais empregos e renda para a população.

“Queremos articular, junto aos governos, políticas públicas que incentivem a profissionalização daqueles que trabalham na indústria do samba e do carnaval. Afinal, ambos têm uma potência enorme, tanto para nossa cultura quanto para a economia, e precisam receber mais atenção do Congresso Nacional”, afirma Quaquá.

Patrimônio nacional

Reconhecendo o potencial do carnaval como patrimônio nacional, a criação de uma Frente Parlamentar do Samba e Carnaval se mostra uma iniciativa importante no processo de preservação da cultura do samba e valorização da indústria do carnaval brasileiro, contribuindo, ao mesmo tempo, para o impulsionamento do turismo e da economia nacional.

A Frente foi criada e, agora, aguarda o despacho de publicação do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira para a instalação. Feito isso, serão definidos, por eleição, os membros da direção e os coordenadores estaduais da Frente.

 

Assessoria de Comunicação do deputado Washington Quaquá

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também