Frente Parlamentar da Defesa é lançada e atuará para assegurar soberania nacional

frente defesa gustavo

 

Com a presença do ministro da Defesa, Jaques Wagner, e participação significativa de parlamentares, representantes da indústria da Defesa e das Forças Armadas, foi lançada nesta terça-feira (2) a Frente Parlamentar Mista da Defesa Nacional. O colegiado, que será presidido pelo deputado Carlos Zarattini (PT-SP), tem como objetivo principal desenvolver ações políticas, legislativas e orçamentárias para implantação da Política Nacional de Defesa (PND).

Para Zarattini, a iniciativa da frente, composta por deputados e senadores, é importante porque nesse espaço será constituído o fórum onde todos os projetos da Defesa e questões da segurança e soberania nacional serão debatidos. Ele acredita que, além de contribuir para que os projetos da PND sejam fortalecidos, a Frente terá o papel de fazer avançar também a discussão orçamentária para o setor. “Ela vai colaborar, inclusive, para a gente decidir o orçamento. Nós precisamos ter um orçamento com continuidade na área da Defesa porque todos os projetos são de longo prazo”, defendeu Zarattini.

O ministro da Defesa, Jaques Wagner elogiou a inciativa e disse que o Congresso Nacional mostrou “sensibilidade” do parlamento para com a Defesa Nacional. “Às vezes há a sensação de que nós podemos relaxar nas questões da Defesa. Eu digo sempre que um País que é a sexta economia do mundo precisa estar preparado, precisa ter o seu poder de dissuasão, qualificar e melhorar toda sua indústria de Defesa que é geradora de emprego, de inovação e tecnologia. Então, para mim é uma alegria ver a formação dessa frente mista”, frisou Jaques Wagner.

“A política de Defesa precisa ser entendida como política de Estado, não de governo ou de partidos”, salientou o ministro, ressaltando que não vê problemas na parceria entre governo e oposição nesta área.

“Estamos falando de defender a soberania e o patrimônio nacional. Então, acho muito positivo e espero que essa interação, principalmente neste momento – que é hora de renovar, de fazer a revisão dos documentos fundamentais da defesa, a estratégia, a política e o Livro Branco –, que possamos ter a participação daqueles que representam a sociedade brasileira”, defendeu Wagner.

Acordo Internacional – Jaques Wagner adiantou que nos próximos dias o governo, por meio da Casa Civil, vai enviar ao Congresso Nacional uma proposta de acordo de cooperação no setor entre o Brasil e os EUA. O ministro classificou esse advento de “guarda chuva” muito importante e assegurou que é um acordo de nível elevado de troca de informações.

Em relação a essa inciativa, o presidente da Frente, deputado Zarattini acrescentou que o objetivo do acordo é permitir que tecnologias produzidas nos Estados Unidos possam chegar ao Brasil. “Nós sabemos que os Estados Unidos têm todo um trabalho de preservação e segurança das suas tecnologias. Mas queremos ter acesso a elas, pra isso é necessária assinatura desse acordo e a frente vai batalhar para que ela seja feita o mais rapidamente possível”, garantiu Zarattini.

Participaram do lançamento as deputadas Benedita da Silva (PT-RJ) e Moema Gramacho (PT-BA), bem como os deputados Angelim (PT-AC), Assis Carvalho (PT-PI), Beto Faro (PT-PA), Fernando Marroni (PT-RS) e Zé Geraldo (PT-PA). O senador Paulo Rocha (PT-PA) também esteve presente.

Benildes Rodrigues

Foto: Gustavo Bezerra/PT na Câmara
Mais fotos no www.flickr.com/ptnacamara

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também