Especial Petrobras – O líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE), ressaltou a importância da criação da Frente Parlamentar em Defesa da Petrobras: O Pré-Sal é Nosso. Para ele, a iniciativa é estratégica, num momento em que setores entreguistas, ligados ao capital estrangeiro e avessos aos interesses nacionais, promovem campanha contra a empresa, distorcendo números e informações. A frente será lançada nesta quarta-feira (22), após audiência pública da comissão de Minas e Energia, às 10h, no plenário 2. A iniciativa é de autoria do deputado Luiz Alberto (PT-BA), que coletou 230 assinaturas para viabilizar o colegiado.
“Na falta de projeto e de propostas para o País, os mesmos que queriam mudar o nome de Petrobras para Petrobrax durante o governo FHC (1995-2002) agora patrocinam uma campanha contra a estatal, que foi erguida a custas de sangue e suor do povo brasileiro e hoje é um instrumento importante de desenvolvimento econômico e social”, disse Guimarães.
O líder lembrou que, com o governo do PT e aliados, a partir de 2003, a estatal se fortaleceu e agora é referência internacional. “O fortalecimento da Petrobras desfaz os dogmas neoliberais dos que tentaram entregar 100 % da empresa a estrangeiros”.
Ele lembrou que, nos últimos dez anos, a empresa retomou seu papel estratégico para o País. Um exemplo: iniciou a construção de refinarias — Comperj (RJ) , Abreu e Lima (PE), Premium I (MA) e Premium II (CE) —, fato que não ocorria desde a década de 1980.
O líder disse ainda que o novo Plano de Negócios da Petrobras mostra solidez da empresa e desidrata a campanha difamatória da oposição. Até 2017, serão investidos US$ 236,7 bilhões, como parte da meta de elevar a produção nacional de petróleo de dois milhões de barris/dia em 2012 para até 4,2 milhões, em 2020.
“A política de conteúdo local da Petrobras valorizou nossa indústria e gera empregos no Brasil e não no exterior, como na era FHC. Os avanços tecnológicos garantem produção na camada do pré-sal em tempo recorde. A Petrobras de hoje é motivo de orgulho nacional”, disse Guimarães.