François Houtard: “Momento para refletir e repensar o projeto anticapitalista”

francois houtardDe passagem por Brasília, onde participa de atividades acadêmicas e encontros com movimentos sociais e partidos de esquerda, o sacerdote belga François Houtard, um dos mais importantes intelectuais marxistas contemporâneos, concedeu entrevista exclusiva ao PT na Câmara, após atividade realizada na Liderança do PT no Senado, nesta quarta-feira (21). Na pauta da conversa, cujo resumo pode ser visto no vídeo abaixo, a situação atual da esquerda no Brasil e na América Latina.

“Eu penso que na América Latina os governos progressistas tiveram um problema de um certo esgotamento do modelo [político], o que é acelerado pela crise econômica e a crise do preço das matérias-primas agrícolas”, pontua Houtard, conhecido também por ter sido um dos idealizadores do Fórum Social Mundial.

“É o momento para refletir sobre que tipo de modelo, que tipo de paradigma não capitalista se pode pensar para o desenvolvimento do futuro e também que tipo de transições podemos realizar para construir pouco a pouco outro paradigma”, sugere o belga, que completou 91 anos de vida em 2016.

“É um momento fundamental. Não basta repetir os discursos do passado. Devemos repensar realmente o projeto e as propostas concretas de transição. Porque se apenas repetirmos, sem autocrítica, sem novo pensamento, estamos frente a um fracasso certo. Esta é uma oportunidade de repensar. Isso me parece fundamental”, concluiu Houtard, que é vinculado à Universidad Católica de Lovaina, na Bélgica, mas atualmente vive em Quito, Equador.

Assista ao vídeo:

Rogério Tomaz Jr.
Foto: Alessandro Dantas/PT no Senado

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também