Fernando Ferro quer agilizar CPI sobre espionagem americana no Brasil

fernandoferrotribuna

O deputado Fernando Ferro (PT-PE) encaminhou nesta quinta-feira ( 15), à Mesa Diretora da Câmara, requerimento solicitando a abertura  da CPI sobre a Espionagem Americana no Brasil. A ideia é que o Congresso Nacional investigue a situação da segurança do Sistema de Tecnologia da Informação e Comunicação Brasileira, diante das recentes denúncias feitas pelo ex-funcionário americano da CIA, “Edward Snowden”, divulgadas por meio do Jornal Britânico “Guardian”.

O requerimento encaminhado pelo deputado Fernando Ferro solicita a instalação da referida CPI sobre a Espionagem Americana no Brasil, que conta com 195 assinaturas de deputados federais em apoio a esta iniciativa parlamentar. O texto deve ser deliberado nos próximos dias pelo Presidente da Câmara.

 Em recente pronunciamento na Câmara, o deputado Ferro classificou como escandaloso este processo de espionagem que os EUA vem efetivando no Brasil.

Para o parlamentar, o escândalo de espionagem americana no Brasil, revela um dado estarrecedor. “É a possibilidade da constituição de um governo mundial, controlado por um único País. Há um risco permanente de espionagem militar, de espionagem industrial, de espionagem científica, de espionagem comercial e de acesso a questões individuais. Todos são suspeitos de serem terroristas no mundo contra os Estados Unidos. É essa a lógica que está aí colocada”.

O deputado ainda lembrou que o Brasil, quando privatizou as suas telecomunicações, privatizou também o único satélite brasileiro, permitindo, por exemplo, que as informações das nossas Forças Armadas passem pelo sistema da TIM, pelo sistema da EMBRATEL, que são multinacionais. “Ou seja, não há segredo nas nossas forças militares. Nós estamos vulneráveis”.

“Atualmente qualquer conta bancária, qualquer segredo comercial, qualquer segredo industrial são vulneráveis aos interesses da máquina de espionagem americana denunciada pelo Sr. Snowden. Por isso, o Brasil não pode ficar inerte diante destes fatos, razão pela qual está sendo proposta a instalação desta CPI na Câmara Federal”, disse o deputado.

Assessoria Parlamentar

Foto: Gustavo Bezerra/PT na Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também