Fachin é aprovado pela CCJ no Senado e petistas destacam desempenho em “prova de fogo”

fachin senado alessandro dantas
Após mais de 12 horas de sabatina, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, na terça-feira (12), a indicação do nome do jurista paranaense Luiz Edson Fachin para ocupar uma vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), no posto vago desde a aposentadoria do ex-ministro Joaquim Barbosa. Na votação, secreta, como determina o regimento do Senado, o resultado foi de 20 votos favoráveis a Fachin e sete contrários. A aprovação da indicação agora será submetida, em regime de urgência, ao plenário do Senado.

Apesar do placar bem favorável, Fachin foi bombardeado durante a sabatina por representantes da oposição, que tentaram desqualificar seu nome, em mais uma clara tentativa de alongar as eleições, como sempre tentam fazer, tentar um terceiro turno. Tensionar a indicação feita por Dilma foi o movimento da vez, como reconheceu o próprio senador Álvaro Dias (PSDB-PR), dissonância tucana a quem coube à relatoria – favorável e elogiosa – da indicação do jurista. O senador tucano relatou que, não fosse o “momento nervoso” que a política vive atualmente, Fachin talvez fosse aclamado por toda a CCJ.

A sabatina contou com 54 oradores que poderiam fazer perguntas ao candidato à vaga no STF, porém começou com duas horas de atraso graças ao tumulto da oposição que, em bloco, tentou de todas as formas suspender a atividade, insistindo na convocação de uma audiência pública para analisar o fato de Fachin ter exercido a advocacia privada após tomar posse no cargo de procurador do estado do Paraná, situação possibilitada pela legislação da época, como ele mesmo explicou.

O deputado Paulo Pimenta (PT-RS), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, comentou a aprovação de Fachin na CCJ do Senado. “Fachin passou por uma verdadeira prova de fogo e mostrou estar apto para o diálogo e seu compromisso árduo com a democracia. Sua aprovação é uma vitória para o campo progressista brasileiro”, afirmou Pimenta.

Já o deputado Paulo Teixeira (PT-SP) comentou sobre as críticas que Fachin recebeu e sobre os benefícios para o STF com a indicação dele. “O que pesam sobre ele até agora são críticas sem fundamento, que mais confirmam seu preparo para assumir o cargo do que o desabonam. Fachin tem sido criticado pelos opositores não pelos seus defeitos, mas por suas qualidades. Os ruralistas reclamam que Fachin defende a reforma agrária. Os conservadores alegam que ele tem uma visão moderna demais sobre o conceito de família. Tudo leva a crer que é exatamente desse tipo de renovação que o STF precisa”, analisou Teixeira.

O deputado José Airton Cirilo (PT-CE) declarou que a presidenta Dilma “acertou em cheio” ao indicar o nome de Fachin ao STF. “Os setores da oposição cobraram tanto de forma esquizofrênica da presidente Dilma a indicação do nome do novo ministro do STF, e quando ela indica Luiz Edson Fachin, um nome que tem apoio até de opositores, criaram um clima para desestabilizar a indicação. Porém, de forma brilhante, ele deu uma aula de cidadania, demonstrou a sua capacidade e competência, mostrando assim que sua indicação foi mais que acertada”, disse Cirilo.

Para o deputado Assis Carvalho (PT-PI), a indicação de Fachin é importante para a democracia do país: “É uma conquista para quem acredita em justiça social, valor fundamental para a consolidação da democracia no país. É um jurista respeitado, tanto no meio acadêmico quanto por seus pares, o que faz com que seja respeitado no Brasil e no exterior no campo da promoção da justiça”, ressaltou Assis.

Segundo o deputado Chico D’Angelo (PT-RJ), a aprovação de Luiz Fachin pela CCJ é uma vitória não para o governo, mas para o Brasil. “Jurista e professor de brilhantismo reconhecido por pessoas de vários posicionamentos políticos, Fachin tem conhecimento jurídico e experiência que, certamente, irão contribuir muito com o trabalho do STF”, afirmou o deputado fluminense.

Na opinião do deputado Valmir Assunção (PT-BA), o professor Fachin tem “reputação ilibada e notável saber jurídico”, requisitos fundamentais para ministros do STF. “Ao longo de sua trajetória se caracterizou por posicionamentos progressistas, garantistas, onde predominou o senso de justiça social. Não tenho dúvidas que será um grande ministro, guardião de nossa Constituição”, declarou Valmir.

PT na Câmara com PT no Senado
Foto: Alessandro Dantas/PT no Senado

Ouça  a Deputada Margarida Salomão e o jurista Luiz Fachin na Rádio PT

” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100