Expresso 168 debate a violência contra as mulheres com youtubers

O projeto Expresso 168 da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados promoveu, nesta sexta-feira (6), discursões com influenciadoras digitais sobre a vida das mulheres. O tema faz parte dos 21 Dias de Ativismo pelo fim da Violência contra as Mulheres. A deputada Benedita da Silva (PT-RJ), presidente da comissão, é autora do requerimento.

“Hoje é o dia do Laço Branco que faz parte dos 21 dias, aqui no Brasil, e 16 dias em outros países, de ativismo de enfrentamento a violência que atinge as mulheres. Estamos aqui com as mulheres, mulheres poderosíssimas, mulheres que tem influência nas redes digitais, mulheres que fazem a diferença, cada uma com a sua leitura, com o seu espaço de fala, mas que compre uma função e nós queremos fazer a discursão do enfrentamento a violência contra as mulheres e as redes”, afirmou Erika Kokay (PT-DF), que preside o seminário.

Segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), o Brasil é o quinto país com mais feminicídios no mundo. Houve um aumento de 44% dos casos de feminicídio desde que o governo Bolsonaro começou.

Para a jornalista Cynara Menezes, ativista e dona do blog Socialista Morena, é preciso mudar a cultura do machismo. “Precisamos reforçar as políticas públicas, reforçar a Lei Maria da Penha, mas temos que atuar na tentativa de mudar essa cultura, que é a cultura do estupro e de que o homem tem o direito sobre o corpo da mulher”, afirmou.

 

Feminicidio na Capital Federal

De acordo com a apresentadora e ativista Maria Paula Andrade, a violência contra a mulher é uma realidade alarmante que cresce no Distrito Federal. Só de janeiro a outubro deste ano, 27 mulheres que tiveram suas vidas ceifadas – 5 delas estavam com medida protetiva – e ocorreram mais de 13 mil casos de violência contra a mulher no mesmo período. “Tem alguma coisa muito errada nisso, não está funcionando, muitas vezes estamos dormindo com o nosso inimigo e não sabemos”, alertou a jornalista.

 

Feminicídio na Bahia

A dona do blog Socialista Morena, Cynara Menezes, afirmou que parece que virou moda matar mulher no Brasil e trouxe dados do estado da Bahia sobre o feminicídio. Na Bahia houve um aumento de 17% nos feminicídio no primeiro semestre deste ano. Até setembro 117 mulheres foram mortas por feminicídio.

“Essas mulheres são mortas pelos companheiros ou pelos ex-companheiros. É totalmente diferente você ser morto por um assalto, por exemplo. A pessoa que é morta num assalto não está sendo assassinada porque é homem ou mulher. Isso é violência urbana, é totalmente diferente do seu companheiro ou ex-companheiro achar que tem direito sobre o seu corpo aponto de enfiar uma faca ou dar um tiro”, explicou a blogueira.

 

Lorena Vale

Foto: Pablo Valadares

Assista a transmissão aqui:

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo