Exposição na Câmara resgata papel histórico da luta do PT na Constituinte de 87-88  

No momento em que o País vive retrocessos democráticos e total desrespeito aos preceitos constitucionais que desde 1988 regem o Estado Democrático de Direito, a Bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara – em parceria com a Fundação Perseu Abramo – inaugurou a exposição “O PT no Processo Constituinte (1987-1988).” A mostra resgata o papel e a contribuição do PT na formulação dos direitos e garantias fundamentais registradas na Carta Magna de 1988. A cerimônia foi conduzida pelo líder da Bancada do PT, deputado Paulo Pimenta (PT-RS). “Pretendemos, com esse material, nessa exposição, fazer um resgate sobre a importância da Constituição”, anunciou o líder petista.

O líder da Oposição na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), – que também falou em nome do irmão e ex-deputado federal Constituinte José Genoíno – exaltou a árdua luta de 16 parlamentares da bancada que atuaram ativamente durante a elaboração da Constituição. “Aqui estão as marcas do PT, dos movimentos sociais, dos temas que naquele momento, figuras tão ilustres do parlamento brasileiro, como Luiz Inácio Lula da Silva e, especialmente, o meu irmão, Jose Genoíno, deixaram para a história brasileira. Foi uma bancada que iniciou o processo de construção democrática no País e, portanto, rendemos homenagem aos 16 deputados e deputadas que fizeram história no parlamento brasileiro”, ressaltou.

Guimarães alertou para o momento “sombrio e de profunda violência à Constituição”. Para ele, o período de prisão injusta e arbitrária do maior presidente do Brasil, e de ameaça às conquistas democráticas contidas na Constituição, demonstra que “é preciso muito compromisso com a democracia e com o direito do povo”, recomendou.

O líder da Oposição conclamou ainda a unidade partidária para enfrentar esse período nefasto que se vislumbra no cenário político, econômico e social. “É momento de nos darmos as mãos e continuarmos dizendo pelo País afora que ninguém apaga a história e a estrela do PT. Não há lugar para o silêncio ou para a covardia nesse momento tão grave para a democracia. O momento é de ousadia, de resistência, de visão do futuro – e de gritar em alto e bom som: viva o PT, e viva Lula!”.

O deputado federal Luiz Sérgio (PT-RJ) avaliou que é preciso andar pelo Brasil defendendo a Constituição brasileira. “Essa proposta de fazer essa peregrinação pelo Brasil ocorre em um momento adequado porque a Constituinte de 88 foi um momento de repactuação do Brasil, da construção da democracia que veio a partir de muita luta, de um grande movimento que unificou o Brasil para que ele pudesse reencontrar com seu povo e com sua história”, finalizou Luiz Sérgio.

NUD – O deputado Carlos Zarattini (PT-SP) destacou o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Documentação da Liderança do PT (NUD) na elaboração do resgate histórico contido nos materiais que ilustraram a exposição. Foi na gestão dele como líder do PT, em 2017, que foi firmada a cooperação entre a Liderança do PT e a Fundação Perseu Abramo (FPA) para resgatar a história e a memória do partido, em mais de 30 anos de atuação no parlamento brasileiro.

“Temos um acervo fabuloso. O Núcleo de Documentação faz um resgate de tudo que a bancada produziu durante 39 anos da história do partido e de sua atuação no Parlamento Brasileiro”, reconheceu Zarattini.

Benildes Rodrigues

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também