Eurodeputado Roberto Gualtieri critica prisão arbitrária de Lula

Após visita ao ex-presidente Lula na Polícia Federal, nesta quinta-feira (26), o deputado italiano Roberto Gualtieri, do Parlamento Europeu, criticou duramente a sentença de Sergio Moro sobre o triplex, que ele afirmou ter lido na íntegra. “Fiquei chocado com a ausência de provas e de culpa. Não é possível não pensar que tenha sido escrita com motivação política”, afirmou. Gualtieri observou ainda que Lula foi preso “antes do julgamento definitivo, contrariamente ao que prevê a Constituição brasileira”.

O parlamentar afirmou ainda ser “muito preocupante para a democracia brasileira e para a imagem do Brasil no mundo que Lula não seja candidato por conta dessa sentença. “O processo eleitoral deve ser o mais legítimo possível”, defendeu.

Roberto Gualtieri disse que o encontro com Lula foi emocionante e que ele manifestou a solidariedade e a amizade humana e política dos progressistas europeus ao ex-presidente. “Lula tem sido e é uma referência para todos os democráticos, inclusive na Europa. Lula tornou o Brasil mais parecido com a Europa, com políticas de igualdade social. Todos os líderes de esquerda reconhecem esse feito do Lula”, enfatizou Gualtieri.

No encontro, o deputado também entregou a Lula uma carta conjunta assinada pelo presidente do Partido Socialista Europeu e do presidente do grupo do Parlamento Europeu, além de uma carta do líder de seu partido, o Partido Democrata italiano, e saudações e abraços de cinco ex-presidentes do conselho italiano.

Em sua avaliação, a batalha travada por Lula “não é uma batalha política só sua, mas da democracia no Brasil, na América Latina e também no mundo”. Questionado por jornalistas sobre a repercussão na Europa sobre a prisão de Lula, declarou que “há muitas inquietações” e reforçou que “será um grave dano se ele não puder participar das eleições”.

PT na Câmara

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também