Estiagem no Rio Grande do Sul é pauta no governo federal  

Estiagem no Rio Grande do Sul mobiliza bancada e governo Lula. Foto: Divulgação

Ministérios do Desenvolvimento Agrário, da Agricultura e da Integração e Desenvolvimento Regional reuniram-se nesta quarta-feira (8) para debater ações urgentes a fim de combater a estiagem no RS.

Nesta quarta-feira (8), ocorreu reunião de emergência entre os ministros Paulo Teixeira (MDA), Carlos Favaro (Mapa) e Waldez Góes (MDR), com os deputados da bancada gaúcha, representantes do governo estadual, prefeitos, vereadores, movimentos sociais, sindicais e entidades para construir ações emergenciais de combate aos impactos da seca que assola o Rio Grande do Sul pelo terceiro ano consecutivo.

De acordo com os dados da Defesa Civil do RS, já são 262 municípios gaúchos que notificaram a situação de emergência por conta da estiagem, porém, os impactos já podem ser sentidos em mais de 400 cidades. São danos irreversíveis às produções, plantações e criação de animais, além de a falta de abastecimento às famílias do campo e da cidade.

Política permanente

“Nós precisamos discutir a questão da água, crédito e investimento não só na hora da seca. E eu sei que nossas demandas serão atendidas, pois sei que o presidente Lula tem compromisso com os pequenos, com os pobres, com aqueles que mais precisam”, comentou o deputado Marcon (PT-RS), um dos articuladores das ações junto ao governo federal. Já a vereadora de Candiota, Luana Vais, compartilhou com os presentes a situação vivida pelos agricultores da sua região. “Temos agricultores que estão largando as vacas na estrada para que não morram em suas propriedades, por sede e fome”, enfatizou.

Essa é mais uma importante ação para o enfrentamento dessa crise, reunindo uma equipe interministerial para diagnosticar a realidade dos municípios gaúchos e encaminhar as ações do governo federal para combater os impactos da estiagem.

 

Assessoria de Comunicação deputado Marcon

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também