Estaleiro inaugurado por Lula vai gerar 100 mil empregos

estalO presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou nesta sexta-feira (11), no porto de Suape, em Recife (PE), o Estaleiro Atlântico Sul (EAS), projeto que desde de 2007 atrai investidores de todo o setor naval. Com capacidade para processar 160 mil toneladas de aço por ano, o estaleiro deve gerar cerca de 100 mil empregos diretos e indiretos no Estado.

Os parlamentares do PT comemoraram o feito que transforma Pernambuco no segundo estado que mais emprega no setor naval e transforma o porto em pólo nacional de bens e serviços navais.

O estaleiro espera o resultado da licitação aberta pela Petrobras para a construção de oito navios-plataforma destinados à produção de petróleo na área do pré-sal. O estaleiro já tem encomendados 15 navios petroleiros de grande porte, além de um contrato com a Transpetro que deve ser fechado em torno de US$1,2 bilhão.

Para o deputado Fernando Ferro (PT-PE), o estaleiro é um marco da indústria naval brasileira. “Para o povo pernambucano, é a oportunidade de muitos voltarem ao trabalho e, para outros, terem um emprego. É um marco no nosso governo, que deve ser lembrado como exemplo na construção de outros pólos”, disse. O deputado Maurício Rands (PT-PE) ressaltou a importância do governo Lula no processo de resgate da industria naval do País. “Esta é a concretização de um projeto estratégico. O porto de Suape não é um investimento isolado. Além de gerar empregos, o Atlântico Sul atrai mais investimentos que beneficiam diretamente o povo brasileiro, graças às políticas do governo Lula, a capacidade de Pernambuco como polo nacional foi reconhecida”, disse oparlamentar.

Entre as características do estaleiro, o Atlântico Sul passa à frente por ter boa localização geográfica, permitindo fácil acesso a países como Estados Unidos e aos continentes Africano e Europeu. Além da posição estratégica, o Atlântico Sul tem boa infraestrutura portuária e programas de incentivos fiscais específicos que melhoram as condições de pagamento de taxas de importação.

Equipe Informes

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também