Especialistas cobram boa gestão do transporte

A melhoria da mobilidade nas cidades brasileiras depende de uma boa gestão do sistema de transporte público. A conclusão é de especialistas que participaram nesta quarta-feira da 10ª Conferência das Cidades, promovida pela Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara.

Para o arquiteto Jaime Lerner, qualquer cidade pode melhorar a qualidade de vida se houver vontade política e estratégia. “Há soluções que podem acontecer agora e soluções que vão levar 30 anos. Uma não prejudica a outra, mas é preciso começar. É melhor ter um sistema de transporte de superfície já do que ficar esperando 30 anos por uma linha de metrô. Também é preciso parar de fazer obras para automóvel”, disse Lerner.

O professor Rômulo Orrico Filho, do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da UFRJ, criticou as políticas voltadas para o transporte público no Brasil.

“As cidades ficaram mais descentralizadas, mas não necessariamente as pessoas moram perto do trabalho. O que ocorre é que os planejamentos de transporte continuam seguindo os paradigmas dos anos 70 e 80”, disse.

O professor da UFRJ sugeriu ainda o envolvimento de toda a sociedade no que chamou de “pacto pela mobilidade”.

Para o deputado Fernando Ferro (PT-PB), as mudanças que acontecem com o desenvolvimento e ampliação dos transportes privados têm provocado sérios impasses para a mobilidade dos grandes centros urbanos.

“Temos que começar a pensar no fortalecimento do transporte público, numa matriz energética limpa, na acessibilidade das pessoas em circular nos centros urbanos, além de dar acessibilidade às pessoas portadoras de deficiência física. O debate é sobre direitos humanos, sobre qualidade de vida”, disse.

Benildes Rodrigues, com Equipe Informes

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também